A Gravidez na Adolescência
Por: caosastrais • 6/11/2023 • Artigo • 641 Palavras (3 Páginas) • 77 Visualizações
Gravidez na Adolescência.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é um momento da vida, em que temos o período entre os 10 e 19 anos. Esse período ocorre várias mudanças corporais, entre essas mudanças, temos o crescimento rápido, começa a surgir os brotos mamários (nas meninas) e o aumento do tamanho dos testículos (nos meninos), os adolescentes começam a se integrar socialmente com outros adolescentes, formam e estruturam a sua personalidade.
Durante esse período, os adolescentes começam a se sentir atraídos pelos outros, e muitos acabam tendo relações sexuais muito cedo e muita das vezes, as jovens garotas acabam engravidando e pelos seus corpos não estarem totalmente desenvolvidos, passam por complicações durante a gravidez, e muito dos casos, os bebês acabam falecendo no parto ou até mesmo, a mãe acaba falecendo, por não estar devidamente preparada, tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Mas isso acontece pelo fato de o Brasil não desenvolver a educação sexual nas escolas, essa questão vem sendo considerada um tabu pelos adultos, já que muitos deles também não tiveram essa educação. Se pararmos para pensar na época desses adultos, seus pais não tinham com o que se entreter, já que o acesso a televisão era complicado e apenas as famílias de classe alta conseguiam comprar, então com isso, acabavam tendo relações sexuais e não sabiam ou até mesmo não conheciam os métodos contraceptivos. E acabavam tendo muitos filhos.
Com base em um artigo de divulgação científica da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a gravidez desse grupo populacional, vem sendo considerada problema de saúde pública em alguns países, causando problemas na mãe, como por exemplo: anemia materna, complicações no parto (hemorragias e alguma complicação no canal de parto), a dificuldade da garota em amamentar, entre muitos outros.
Na série da Netflix “Sex Education”, temos a personagem Maeve Wiley (Emma Mackey), ao decorrer da primeira temporada ela descobre estar grávida, então ela vai à uma clínica especializada e lá, passa pelo processo. Ela teve o apoio logo depois que saiu do lugar, de seu amigo Otis Milburn (Asa Butterfield). A personagem Maeve reconheceu que não estava pronta para ter um filho no momento e nem tinha condições de criá-lo (já que a mesma não queria largar os estudos para no futuro, ter uma vida melhor do que foi proporcionado a ela). Mas a questão é que essa série representa dramas de não só um adolescente, mas sim, de vários. A série também traz sobre a educação e os ensinamentos que os pais dão aos seus filhos. Quando as garotas fazem o ato sexual e depois descobrem estarem grávidas e contam aos seus pais, muitas são despejadas de suas casas e começam a viver em condições precárias, mas elas precisam do contrário, do apoio de seus pais, ter uma alimentação e um cuidado bom para que na hora do parto, tudo ocorrer bem e ter a mãe e o bebê saudáveis.
“Quando eu estava na escola, não havia menção de sexo além de ‘você vai engravidar e morrer’. E garotos nunca aprendiam sobre a anatomia feminina.”, disse Laurie Nunn, umas das criadoras da série para entrevista da Netflix.
Com isso concluímos que, a educação sexual é necessária e importante que todos saibam e que se sintam à vontade em conversar com seus pais/responsáveis sobre esse assunto e caso não se sinta à vontade com seus pais (já que para muitos adolescentes isso é vergonhoso), pergunte a algum professor que você se sinta à vontade, leia sobre, existem inúmeras influencers nas mídias sociais que falam sobre o assunto. Conhecimento nunca é demais.
Referências:
YAZLLE, Marta E. H. D.; Gravidez na adolescência. São Paulo: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. 2006. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbgo/a/Y4NtJBwZGYcvCngcWzsgnXj/?lang=pt
SPINDOLA, Thelma; BAPTISTA SIQUEIRA, Nathalia da Silva; LAZONE CAVALCANTI, Renata. As gestantes adolescentes e o emprego dos métodos contraceptivos. Rio de Janeiro: Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. 2012. Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750892017.pdf
...