A Histologia; Tecidos; Microscopia
Por: COC Gamer • 31/7/2021 • Trabalho acadêmico • 1.380 Palavras (6 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
RESUMO
A Histologia é o estudo dos tecidos do corpo e de como estes tecidos se organizam para constituir os órgãos. O estudo dos tecidos é essencial aos estudantes da área da saúde, garantindo o conhecimento das estruturas morfológicas e da dinâmica dos sistemas. A produção de um roteiro contendo o conteúdo teórico sobre os diferentes tipos de tecidos visou facilitar o processo ensino-aprendizagem. Este relatório teve por objetivo ser mais um material utilizado pelos alunos como fonte de informação, e contém a descrição das estruturas que devem ser observadas durante as aulas práticas em lâminas. Diante dessa prática podemos concluir que as tecnologias educacionais são ferramentas positivas para se auxiliar no processo ensino-aprendizagem, beneficiando os alunos que se mantém devidamente atualizados.
Palavras-chave: Histologia; Tecidos; Microscopia.
ABSTRACT
Histology is the study of the tissues of the body and how these tissues organize to constitute the organs. The study of the tissues is essential to the students of the health area, guaranteeing the knowledge of the morphological structures and the dynamics of the systems. The production of a script containing the theoretical content on the different types of tissues was aimed at facilitating the teaching-learning process. This report was intended to be a material used by students as a source of information and contains a description of the structures that should be observed during the practical classes on slides. In view of this practice, we can conclude that educational technologies are positive tools to assist in the teaching-learning process, benefiting students who remain properly updated.
Keywords: Histology; Fabrics; Microscopy.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6 2 OBJETIVO 7 3 METODOLOGIA 8 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 9 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12 6 REFERÊNCIAS 13 |
1 INTRODUÇÃO
Histologia é uma área biomédica que estuda os tecidos biológicos. Na biologia são estudados tecidos animais e de plantas, analisando sua estrutura, origem e diferenciação. Na área da saúde, a histologia humana permite realizar diagnósticos de diversas doenças a partir de estudos comparativos entre tecidos saudáveis e doentes. Os tecidos do corpo humano são formados por tipos celulares semelhantes que possuem funções específicas. Os principais tipos de tecidos são o epitelial e o conjuntivo presentes em todos os animais. Os vertebrados também possuem os tecidos muscular e nervoso. Tecido epitelial é um tecido de revestimento formado por células bem próximas e unidas, que funcionam como barreira contra agentes infecciosos e evitam a perda d’água e ressecamento. Em algumas estruturas sua função é de secreção de substâncias. O tecido epitelial cobre as áreas externas do corpo e internamente órgãos e cavidades. O epitélio pode ser composto por uma única camada de células ou por várias, que podem ser cúbicas ou achatadas. Tecido conjuntivo é um tecido de ligação que atua na sustentação e preenchimento das estruturas do corpo, além do transporte de substâncias. Pode ser classificado de acordo com o material e o tipo de células que o compõem, cujas funções são determinadas. São eles: tecido conjuntivo propriamente dito: sua matriz extracelular é abundante e rica em fibras colágenas, reticulares e elásticas, além de moléculas que atuam no papel de nutrir outros tecidos. Estão presentes diversos tipos de células, tais como: fibroblastos, macrófagos, linfócitos, adipócitos, entre outras. Tecido hematopoiético: é responsável pela formação das células sanguíneas e componentes do sangue. Está presente na medula óssea, no interior de alguns ossos. Tecido cartilaginoso: composto especialmente por fibras colágenas, esse é o tecido que compõe as cartilagens. Ajuda a dar sustentação e absorve impactos nos ossos. Tecido adiposo: constituído de adipócitos, esse tecido atua como isolante térmico e como reserva de energia. Tecido ósseo: tecido rico em fibras colágenas e minerais que o tornam rígido, atuando na sustentação do corpo. Tecido nervoso é o tecido responsável pela comunicação entre as diversas partes do corpo, através da transmissão de impulsos elétricos. As células que fazem a condução dos impulsos nervosos são os neurônios. Os neurônios possuem ramificações chamadas dendritos que saem do corpo celular. Se alongam através dos axônios e se comunicam com outros neurônios ou células de outros tecidos. Tecido muscular é um tecido especializado na contração, graças à presença das proteínas miosina e actina. Suas células são alongadas formando fibras. De acordo com a forma e função das células que o compõem, o tecido muscular pode ser dividido em: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
2 OBJETIVO
Estudar os tecidos básicos (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso) e suas variedades com enfoque na interrelação e na composição de órgãos e sistemas.
3 METODOLOGIA
Foi feito um roteiro baseado em Livros de Histologia e Atlas. Além disso, houve acompanhamento de aulas práticas utilizando o Microscópio Óptico para observação das estruturas histológicas.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A imagem da Figura 1 mostra a vilosidades intestinais do duodeno. O tecido é do tipo Epitelial de revestimento prismático simples.
...