Histologia do tecido cartilaginoso, ósseo e muscular
Por: Carol Barcellos • 11/9/2015 • Projeto de pesquisa • 857 Palavras (4 Páginas) • 1.094 Visualizações
Tecido cartilaginoso
[pic 1]
Apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.
Tipos de cartilagens
Cartilagem hialina
Cartilagem elástica
Cartilagem fibrosa
Cartilagem hialina: as cartilagens hialinas não localizadas em articulações são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo chamada de pericôndrio. A principal função do pericôndrio é oxigenar e alimentar a cartilagem, e além de alimenta-las tem a função de eliminar seus restos metabólicos por meio de vasos sanguíneos e linfáticos.
[pic 2]
Cartilagem elástica: Contem fibras de colágeno e enormes capacidades de fibras elásticas. A cartilagem elástica possui uma camada denominada de pericôndrio envolvendo o tecido.
[pic 3]
Cartilagem fibrosa: pode ser denominada também de fibrocartilagem. Não possui pericôndrio e é determinada por evidenciar grandes quantidades de fibras colágenas e pouca substância fundamental.
[pic 4]
Doenças no tecido cartilaginoso
Artrose
[pic 5]
A sobrecarga do peso desenvolve o desgaste das articulações, causado pela perda de agilidade e elasticidade das cartilagens de quadris, pés e joelhos.
Sintomas
Encontram dificuldades ao se levantar do sofá, praticas de atividades físicas, como caminhadas.
Tratamento
A doença não tem cura, mas conseguimos diagnostica-la com o uso de raio-X. Pode-se usar analgésicos para aliviar a dor ou uso de anti-inflamatórios.
Recursos fisioterapêuticos
A função do fisioterapeuta é desenvolver uma prática de exercícios para aliviar a dor e postura correta de seu paciente, reduzindo sua algia e aumentando seu tônus muscular.
Tecido ósseo
O tecido ósseo tem função de sustentação e sucede nos ossos do esqueleto dos vertebrados. Seu tecido é firme (rígido) graças a presença de matriz rica em sais de cálcio (CA), fósforo (P) e magnésio (Mg), é rica também em fibras colágenas, essas fibras proporciona uma certa flexibilidade ao osso.
Características gerais dos tecidos ósseos
Tipos de células nos ossos
Células osteoprogenitoras
Osteoblastos
Osteócitos
Osteoclastos
Células osteoprogenitoras: tem origem no pericôndrio da diáfase do molde de cartilagem, que é penetrado por vasos sanguíneos.
Osteoblastos: responsável pela formação da parte orgânica da matriz óssea. Elas podem ser encontradas nas superfícies ósseas, e tem formato de cubo.
Osteoclastos: células móveis e ramificadas. São essenciais para a reabsorção do tecido ósseo.
Tipos de tecido ósseo
Primário
Secundário
Primário: é formado durante os processos de reparação óssea. Conseguimos observar diversas quantidades de osteócitos. A sua matriz é constituída por feixes de fibras de colágeno organizados de formar irregular.
[pic 6]
Secundário: denominado de tecido maduro, e é conhecido também com tecido lamelar. Nesse tecido, as fibras de colágeno são organizadas em lamelas com 3 nm a 7 nm de espessura. Elas permanecem paralelas umas as outras e envolvem os canais harvesianos( inclui vasos sanguíneos e se comunicam com pelos canais de Volkmann)
[pic 7]
[pic 8]
Fisioterapia e cuidados paliativos em paciente com câncer
Os cuidados paliativos é um tratamento utilizado a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de pacientes sem possibilidades terapêuticas
Papel da fisioterapia
O fisioterapeuta precisa ter um diálogo com o paciente, e com isso proporcionar um alívio e controle do sofrimento. O fisioterapeuta tem a função de reabitar seu paciente, desenvolver atividades físicas e sociais na sociedade.
Recursos fisioterapêuticos
Terapia para a algia(dor)
A fim de buscar o bem- estar e o conforto para seu paciente. Os recursos usados para a diminuição da dor são:
→Eletroterapia
[pic 9]
→Crioterapia
[pic 10]
Tecido muscular
Responsável pelos movimentos do nosso corpo. É formado por células alongadas e presença de enormes quantidades de filamentos citoplasmáticos. As células conseguem ter a função de contrai e alongar.
Classificação dos tecidos musculares
- Tecido muscular estriado esquelético
-Tecido muscular estriado cardíaco
-Tecido muscular liso
...