ATPS De Histologia - Tecido Cartilaginoso
Artigos Científicos: ATPS De Histologia - Tecido Cartilaginoso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: A63910785 • 10/4/2014 • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 1.315 Visualizações
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Professora:Cátia Sueli Fernandes Primon
TÍTULO:ATLAS DO TECIDO CARTILAGINOSO
Alunos:
Anna Julia Santos Demeciano RA: 6814007247
Gilmar Oliveira RA: 6657408522
Gilson Dias Calsolari RA: 6820481961
Maria Jéssica Bezerra RA: 6268244002
Milton Reis Gonçalves Junior RA:6618352613
OSASCO
MARÇO/ 2014
Sinopse
A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo especializado, relativamente rígido, não possuindo vasos sangüíneos e nervos. Como funções gerais das cartilagens, podemos citar: sustentação e revestimento de superfícies articulares além de ser essencial para formação e crescimento dos ossos longos.
As cartilagens, com exceção dos tipos articular e fibrosa, são envolvidas por uma bainha conjuntiva denominada pericôndrio, que fornece nutrientes para suas células. Os tipos celulares relacionados com as cartilagens são os condroblastos e os condrócitos, ambos derivados de células condrogênicas localizadas no pericôndrio. Os condroblastos secretam matriz ao seu redor, e após ficarem circundados por esta matriz tornam-se condrócitos, que ocupam pequenas cavidades denominadas lacunas no interior da matriz extracelular. A matriz das cartilagens podem ainda ser divididas em territorial, ao redor da lacuna de um condrócito e interterritorial, a que se encontra entre o território de dois condrócitos distintos.
As cartilagens são classificadas em três tipos: hialina: possui na sua matriz predomínio de fibrilas de colágeno tipo II, sendo encontrada na traquéia, brônquios, extremidades ventrais das costelas e superfície articular dos ossos, além disso constitui o molde de cartilagem para a formação dos ossos longos e curtos durante o desenvolvimento embrionário; elástica: possui na sua matriz predomínio de fibras elásticas, sendo encontrada no pavilhão auricular e epiglote; fibrosa: possui na sua matriz predomínio de fibras de colágeno I, sendo encontrada nos discos intervertebrais e sínfise púbica.
As cartilagens crescem por dois processos: o crescimento intersticial a partir de condrócitos que se dividem mitóticamente; e o crescimento aposicional feito a partir do pericôndrio.
Devido ao fato das cartilagens não possuírem vasos sanguíneos, seu processo de regeneração é pouco eficiente, formando um tecido conjuntivo denso no local onde deveria formar-se tecido-cartilaginoso.
Tecido cartilaginoso hialino
Observação de tecido cartilaginoso hialino da traquéia com aumento total de 400x
Descrição quanto á sua morfologia:
É possível observar-se dois lados da cartilagem hialina. O pericôndrio, que é o tecido
conjuntivo com cor róseo-avermelhado, importante para a nutrição da cartilagem e para o
seu crescimento.Na cartilagem é possível visualizar os condrócitos que são as células
adultas no interior das cavidades, também chamadas lacunas ou condroplastos. Os espaços
entre as lacunas são ocupados pela matriz cartilaginosa que contem SIA (Substância
Intersticial Amorfa) e fibras colágenas. Os condroblastos, que são as células cartilaginosas
jovens, ficam situados junto ao Pericôndrio.
Células características:
O tecido cartilaginoso apresenta células, as quais chamamos de condrócitos (que quando jovens e em plena atividade secretora são denominados de condroblastos), e também apresenta abundante material intercelular, constituindo a matriz.
Localização no corpo:
Encontrada nos anéis da traquéia, brônquios, extremidades ventrais das costelas e superfície articular dos ossos, além disso constitui o molde de cartilagem para a formação dos ossos longos e curtos durante o desenvolvimento embrionário.
Principais funções:
É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, presente entre a diáfise e a epífise de ossos longos, sendo responsável pelo crescimento do osso em extensão. Nos adultos, ela está presente na traquéia, na parede das fossas nasais, brônquios e extremidades das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos.
Tecido cartilaginoso elástico:
Observação de tecido cartilaginoso elástico da orelha com aumento total de 400x
Descrição quanto á sua morfologia:
Semelhante à hialina, a cartilagem elástica possui pequenas porções de colágeno, além de fibras elásticas entrelaçadas, materiais de lâminas de elástico. Este material é responsável pela maior elasticidade desta cartilagem. Possui também uma exuberante rede de fibras elásticas finas, que se unem ao pericôndrio. Devido à presença de elastina esta cartilagem possui uma coloração amarelada. As células presentes do interior desta cartilagem mantêm a matriz. Este tipo de cartilagem é encontrada na orelha, no septo nasal e na epiglote.
Células características:
Para diferenciar cartilagem hialina de
...