A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Por: Reh_xavier • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do Projeto Político Pedagógico para a gestão escolar, bem como a sua organização para a instituição escolar. O Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ele deve ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
O Projeto Político Pedagógico apresenta eixos norteadores ao trabalho da escola, permitindo um trabalho eficaz, competente e com autonomia. Para que o projeto seja levado à frente, a supervisão escolar e a gestão devem ser de caráter democrático, pois, o diálogo entre a escola, a comunidade, professores, supervisores, direção e alunos é essencial para o desenvolvimento do projeto.
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Pensar em escola e educação é pensar em qualidade de ensino e de serviços prestados à sociedade em constante transformação. A elaboração de um Projeto Político Pedagógico, portanto, torna-se de extrema importância para a instituição escolar, considerando- se que deve envolver toda a sua comunidade interna e externa. Nesse sentido, entende-se que o projeto faz parte de uma construção coletiva e deve buscar consolidar os ideais de uma escola democrática, inclusiva e abrangente. Demo (1998) se refere assim a essa questão:
“Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência.” (p.248).
O Projeto Político Pedagógico é um documento que está presente em todas as escolas é através desse projeto que a escola constrói sua identidade, e mostra o que a instituição escolar deseja fazer, seus objetivos e metas. Nesse contexto, precisamos pensar sobre um novo modelo de gestão, pois, se um dos objetivos da escola é aperfeiçoar pessoas críticas e independentes, deve-se investir em gestão participativa e em projetos em que todos os segmentos apresentem voz e assumam responsabilidades. O Projeto Político Pedagógico procura uma direção, é uma ação coletiva e intencional e é político no sentido de compromisso com o desenvolvimento do cidadão.
Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível. É prever um futuro diferente do atual. Nas palavras de Gadotti:
“Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar- se, atravessar um período de estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.” (1994, p.579).
Para a construção do projeto é essencial à participação de toda a comunidade escolar, sua elaboração deverá refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e procurando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico que vai além de um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, o projeto não é algo construído e em seguida guardado ou encaminhado as autoridades como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Para que se possa falar de um projeto carregado por uma intencionalidade significadora, estabelece que todas as partes envolvidas na prática educativa de uma escola sejam profundamente integradas na constituição e vivenciarão dessa intencionalidade.
Tanto, impõe-se que toda a comunidade escolar seja efetivamente envolvida na construção e explicitação dessa mesma intencionalidade. (Severino, 1998, p.89).
No Brasil, se intensificou a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12,13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, pois seu papel fundamental é a formação de cidadãos.
...