A Microbiologia Geral e Biossegurança
Por: FLBOM • 7/3/2024 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 87 Visualizações
MEIOS DE CULTURA
1- INTRODUÇÃO
Os meios de cultura destinam-se ao cultivo artificial dos microrganismos. Estes meios fornecem aos microrganismos os princípios nutritivos indispensáveis ao seu crescimento. As exigências estão relacionadas a uma fonte de carbono, de nitrogênio, de energia e de sais minerais. Alguns microrganismos também necessitam de fatores de crescimento que são substâncias que eles não podem sintetizar, tais como vitaminas e aminoácidos e, portanto, devem ser adicionados ao meio de cultura. Contudo, alguns microrganismos apresentam exigências nutricionais complexas, indefinidas, razão pela qual não têm sido cultivados em meios artificiais.
O meio de cultura deverá ser inicialmente estéril, isto é, não deverá conter microrganismos vivos, desta forma conterá somente os microrganismos que foram adicionados ao meio. Os meios de cultura são necessários no processo de diagnose (isolamento, identificação) de doenças.
Os meios de cultura são utilizados para testes de suscetibilidade antimicrobiana, no qual semeia-se o microrganismo em placa que contém o meio de cultura (placa de ágar) e aplica-se filtros de papel contendo o antimicrobiano a ser testado.
2- CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA
Os meios de cultura, de modo didático, podem ser classificados quanto à origem dos constituintes, estado físico e tipo.
a) Quanto a origem dos constituintes (Natureza)
- Sintéticos (quimicamente definidos): meios que apresentam composição química exata conhecida.
- Semi-sintéticos (Complexos): meios que apresentam alguns compostos com composição química não conhecida.
- Naturais: meios que apresentam composição química não conhecida.
Alguns compostos naturais de composição química não conhecida são: extrato de carne, peptona, extrato de levedura, sangue, soro, leite, extrato de solo, etc.
b) Quanto ao estado físico (Consistência)
- Sólidos: meios que possuem agentes solidificantes como a gelatina (12 a 15 %) e o ágar (1,5 a 2,0 %). O ágar funde a um temperatura inferior à temperatura de ebulição da água e permanece líquido até a temperatura de 40 ºC.
- Semi-sólidos: meios com pequena quantidade de ágar ou gelatina
- Líquidos: meios que não contêm agentes solidificantes
c) Quanto ao tipo
- Meios de Rotina: apresentam os nutrientes básicos necessários ao desenvolvimento do microrganismo.
Ex.: Ágar nutriente (peptona + extrato de carne + ágar) - cultivo de bactérias
Saboraund - cultivo de fungos
- Meios Seletivos: substâncias químicas são adicionas para prevenir o crescimento de um grupo de microrganismos sem agir sobre outro.
Ex.:
...