A OBSERVAÇÃO DE FUNGOS
Por: anashirlley • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1]
CAMPUS URUÇUÍ
OBSERVAÇÃO DE FUNGOS
Ana Shirlley Freitas
Uruçuí-PI, novembro de 2014
SÚMARIO
- Introdução ...............................................................................................3
- Objetivo geral ..........................................................................................4
- Materiais .................................................................................................5
- Procedimentos ........................................................................................6
- Resultados e discussões ........................................................................7
- Resumo ..................................................................................................8
- Conclusão ...............................................................................................9
- Referencias bibliográficas ......................................................................10
Introdução
Fungos são organismos eucarióticos, heterotróficos, uni ou multicelulares, que se nutrem por absorção e têm o glicogênio como principal substancia de reserva. Eles vivem no solo, na água ou no corpo de outros seres vivos. Seus principais representantes são os fungos filamentosos conhecidos como bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras.
Fungos são organismos fundamentais ao equilíbrio da natureza. As espécies sapróbias, juntamente com certas bactérias, desempenham o papel de agentes decompositores, decompondo cadáveres e restos de organismos. Com isso, os elementos químicos constituintes da matéria orgânica dos seres mortos podem ser reaproveitados por outros seres vivos. Entretanto, essa mesma atividade decompositora pode ter aspectos negativos para o nosso dia a dia, já que os fungos causam o apodrecimento de roupas, objetos de couro, cercas, dormentes de madeira das estradas de ferro, alimentos etc. A partir da década de 1970, os biólogos reconheceram que os fungos são tão diferentes dos outros grupos de seres vivos que mereciam ter um reino próprio.
Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos e, a cada ano, são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies. Em algumas estimativas constam mais de 1,5 milhões de espécies de fungos viventes, numero só superado pelo de espécies de insetos.
Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos ramificados denominados hifas, as quais contem o material celular do fungo. O conjunto de hifas forma o micélio, que constitui o corpo do fungo.
Objetivo geral
Preparação de exames microscópios de colônias de fungos. Visualização das características da célula vegetativa e reprodução por brotamento de leveduras. E também a visualização do micélio vegetativo e reprodutor de um fungo filamentoso.
Materiais
- Microscópios
- Lupa elétrica
- laminas e lamínulas
- pipetas
- azul de metileno
- pinças
- Becker
- água
- fermento biológico
- pão (estragado por fungos)
- placas de petri
Procedimentos
Colocou-se uma gota do preparado (água+ fermento biológico) sobre a lamina; pingou-se sobre o preparado uma gota de azul de metileno e cobriu-se com uma lamínula; acomodou-se a lamina preparada no microscópio e iniciaram-se as observações com a lente objetiva de menor aumento.
Retirou-se fragmento da cultura do bolor negro do pão utilizando a pinça; colocou-se o fragmento da cultura do bolor negro do pão em placa de petri; acomodou-se a placa de petri na lupa e iniciaram-se as observações.
...