A Observação de Lâminas Permanentes e Temporárias
Por: Izabella Gomes Chaves • 27/9/2018 • Relatório de pesquisa • 506 Palavras (3 Páginas) • 920 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos identificar as partes do microscópio e manuseá-las, assim como, revisar as formas de se preparar lâminas permanentes e temporárias e, observar as células contidas em tais lâminas.
OBJETIVOS
Instrumentalizar o discente no uso do microscópio óptico; identificar os componentes da parte mecânica óptica do microscópio, bem como, suas respectivas funções e forma de utilização; dominar os conhecimentos fundamentais para operar de maneira adequada o microscópio óptico; instrumentalizar o discente na confecção de preparações histológicas temporárias; caracterizar as imagens formadas pelo microscópio óptico das diferentes preparações histológicas permanentes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Primeiramente, utilizou-se somente o microscópio óptico, a fim de observa-lo, fixar o nome de suas partes, aprender o manuseio e a função de cada uma delas.
O segundo passo foi observar as células de uma lâmina permanente, a qual continha mitocôndria do fígado.
Dando início ao processo de preparação da lamínula temporária, utilizando-se um abaixador de língua, células de DNA foram coletadas da mucosa bucal dos discentes individualmente.
Em seguida, realizou-se um esfregaço espalhando sobre uma lâmina de vidro o material raspado da bochecha, e com o auxílio de uma pipeta coloriu-se tal esfregaço com uma solução básica denominada como azul de metileno.
Finalizando a preparação tirou-se o excesso da substancia com um pedaço de papel filtro e, prendendo a lamínula sobre a platina com pinças do microscópio, iniciou-se a observação deste material, usando a objetiva de 10x, e em seguida a de 40x girando vagarosamente o macrométrico para obter melhor foco.
RESULTADO E DIRCURSÃO
CÉLULAS DA MITOCÔNDRIA DO FÍGADO CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL
[pic 1] [pic 2]
Nas células coletadas pôde-se observar o núcleo e o citoplasma. Sabe-se que as células são transparentes e que para serem vizualizadas em microscópio óptico devem ser coradas. Os dois materiais foram corados com azul de metileno, uma solução adequada.
[pic 3]
CONCLUSÃO
Este trabalho tinha como objetivo primordial, instrumentalizar o dircente no uso do microscópio óptico, bem como, permitir a observação das diferentes lamínulas preparadas. Objetivos que foram atendidos , uma vez que todos os alunos conseguiram manuzear o equipamento a eles direcionados, como também, observar o núcleo e o citoplasma das diferentes celulas coletadas.
BIBLIOGRAFIA
Biologia Celular e Molecular Básica
Autor: Junqueira & Carneiro
Editora: Guanabara Koogan
Nona Edição
...