A Qualidade de vida das populações humanas
Por: erica120879 • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
SANTOS, Erica. Qualidade de vida das populações humanas: Gravidez na Adolescência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Petrópolis, 2017.
RESUMO
A Gravidez na adolescência é uma realidade que não para de crescer no Brasil. Engravidar na adolescência é, na maioria dos casos, uma atitude não planejada, passível de conflitos externos (sociedade: escola, família) e internos (psicológicos: depressão, medo, insegurança). Essa situação favoreceu o surgimento de uma geração cujos valores éticos e morais encontram-se desgastados. O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam a banalização de assuntos como o sexo. Essa liberação sexual, acompanhada de falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência da gestação na adolescência.
É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.
Palavras-chave: Gravidez. Adolescência. Causas.
Santos. Erica Quality of life of human populations:
teenage pregnancy.2017 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Petrópolis,2017.
ABSTRACT
Pregnancy in adolescence is a reality that does not stop growing in Brazil. Engraved in adolescence is, in most cases, an unplanned attitude, liable to external conflicts (society: school, family) and internal (psychological: depression, fear, insecurity). This situation favored the emergence of a generation whose ethical and moral values are worn out. The excess of information and freedom received by these young people leads them to the trivialization of subjects such as sex. This sexual liberation, accompanied by lack of limit and responsibility is one of the reasons that favor the incidence of gestation in adolescence.
It is very important that there is a dialogue between parents, teachers and the adolescents themselves, as a way of clarifying and
Key words: Pregnancy. Adolescence. Causes
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA 9
2 DESENVOLVIMENTO 12
3 PÚBLICO ALVO 14
4 OBJETIVOS 15
5 PROBLEMATIZAÇÃO 16
6 CONTEUDOS CURRICULARES 17
7 PROCESSO E DESENVOLVIMENTO 18
8 CRONOGRAMA 19
9 RECURSOS 20
10 AVALIAÇÃO 21
11 CONCLUSAO 22
12 REFERENCIAS 23
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
PORQUE ALGUMAS MENINAS ENGRAVIDAM TÃO CEDO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UM PROBLEMA SOCIAL
- JUSTIFICATIVA
Gravidez na adolescência é um dos assuntos que mais geram discussões na atualidade e que vem sido apontada como um problema de saúde pública, que pode ser evidenciado pela falta de educação sexual, planejamento familiar, e pelo uso errôneo de métodos contraceptivos. Segundo dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. No Brasil em 1990, cerca de 10% das gestações ocorriam entre 12 e 19 anos.
Diante disso cabe nos perguntar: por que isso acontece? O mundo moderno, sobretudo no decorrer do século vinte e início do século vinte e um vem passando por inúmeras transformações nos mais diversos campos. Outro fator que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e a desestruturação familiar, seja por separação, seja pelos atributos da vida, os pais estão cada vez mais afastados dos filhos.
Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos, dá ao adolescente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa, muitas vezes a não ter a quem dar satisfações de sua rotina diária, vindo a procurar os pais ou responsáveis quando o problema já se instalou.
A desinformação e a fragilidade da educação sexual são também questões problemáticas. As escolas e os sistemas de educação estão muito mais preocupados em dar conta das matérias que são cobradas no vestibular como: física, química, português, matemática e etc., do que discutir questões de cunho social. Dessa forma, temas como sexualidade, drogas, gravidez, entre outros, ficam restritos aos projetos, feiras de ciências, semanas temáticas entre outras ações pontuais.
Os governos, por sua vez, também se limitam às campanhas esporádicas. Ainda assim, em geral essas campanhas não primam pela conscientização, mas apenas pela informação a respeito de métodos contraceptivos. .
...