A Saúde do Homem
Por: Trouxiane • 28/5/2018 • Seminário • 926 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
CANCER DE PROSTATA
O câncer de próstata – glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis – é o tipo mais de câncer mais comum em homens. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata.
Ele ocorre principalmente em homens mais velhos, cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.
O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um a cada trinta e seis morrerá de câncer de próstata.
Apesar de ser uma doença grave, a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não morrem por causa dela.
CAUSAS E FATORES DE RISCO
Muitos fatores de risco podem estar associados à causas fisiológicas e psicológicas. Alguns deles podem ser modificados, outros não. Mas mesmo aqueles que não podem ser alterados, alertam quem está em maior risco para modificar o estilo de vida na procura de prevenir as complicações da doença.
Alguns fatores de risco são:
- Idade;
- Raça;
- Nacionalidade;
- histórico familiar;
- genes;
- alimentação;
- obesidade;
- exposição ocupacional;
- inflamação da próstata;
- DSTs;
- vasectomia.
SINTOMAS
O câncer de próstata é considerado uma “doença silenciosa”. O primeiro sinal pode aparecer apenas quando ele já está numa fase mais avançada e em um tamanho considerável.
Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos.
Em alguns casos, o diagnóstico só pode ser feito através de exames.
PREVENÇÃO
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
Essas regras devem ser mantidas durante toda a vida, principalmente, a realização de atividades físicas, uma alimentação saudável e visitas regulares ao médico, contribuem para a melhoria da saúde em geral, podendo ajudar na prevenção deste câncer.
TRATAMENTO
Normalmente, em caso de doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.
Porém, a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico, levando em consideração, principalmente a idade e a expectativa de vida do paciente, a perspectiva do paciente em relação aos efeitos colaterais de cada tratamento, a probabilidade de cura etc.
...