A Sonoplastia No Teatro
Dissertações: A Sonoplastia No Teatro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aledutracg • 25/11/2014 • 418 Palavras (2 Páginas) • 1.167 Visualizações
A sonoplastia é ao mesmo tempo uma técnica e um processo de criação. É uma técnica que implica em processo de produção e difusão do som. É um processo de criação artística, constituído de diversas fases de realização. Como técnica, a sonoplastia é a parte encarregada da percussão dos efeitos sonoros durante o espetáculo. Envolve o uso de aparelhos eletrônicos, instrumentos, músicos, operadores de som. Como processo de criação, a sonoplastia envolve diversas etapas como: pesquisa sonora, seleção e ordenação de material, elaboração de trilha sonora, etc.
Atualmente, o teatro trabalha com base em duas formas de sonoplastia – percussão ao vivo e gravações –, às vezes utilizando uma só, e, outras vezes, combinando as duas formas. Cada uma delas, por sua vez, tem suas técnicas, seus processos de elaboração, antes de chegar ao resultado final.
A sonoplastia gravada é mais prática, mais econômica, mas, nem por isso, menos complexa. Envolve diversas etapas de trabalho e participação de pessoas especializadas: o material é pesquisado, faz-se a triagem, elabora-se uma sequência de entrada de cada item, etc.; em seguida, tudo isso é encaminhado a um estúdio que se encarrega de fazer a montagem final da trilha sonora. Depois da realização dessa etapa, passa-se para a última etapa da sonoplastia: a percussão na hora do espetáculo. Esta tarefa é realizada pelo operador de som, que controlará as intervenções de acordo com as marcações feitas pelo diretor.
A percussão ao vivo é o modo mais antigo de sonoplastia que se conhece e está ligada às origens do teatro. Os gregos já empregavam a música de cena, servindo de acompanhamento às falas e evoluções do coro. Os instrumentos básicos eram: a lira, a cítara, a harpa, a flauta, além de uma série de instrumentos de ritmo.
Na sonoplastia ao vivo, existe, primeiramente, um processo de elaboração do material a ser apresentado (criação original e/ou acompanhamento de material já existente) e uma segunda etapa que consiste na execução do som durante o espetáculo. Os sonoplastas, neste caso, são os próprios instrumentistas, percussionistas ou músicos, encarregados de tocar e criar os demais sons durante o espetáculo, obedecendo às marcações previstas nos ensaios.
Hoje, com todos os recursos que existem, a sonoplastia ao vivo ainda é a forma ideal, a mais perfeita, por se ajustar plenamente à natureza do teatro, que é uma arte que se realiza ao vivo, na presença do espectador. Os instrumentos musicais e os recursos vocais se harmonizam naturalmente como elementos que provêm diretamente de suas fontes e são realizados naquele instante, diante do público.
...