A Zika Virus
Por: Gheyson • 20/4/2019 • Abstract • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
ESCOLA DINÂMICA
ZIKA: Aspectos biológicos e sociais
Santa Cruz Do Capibaribe
21/11/2018
Gheyson Yarconi Chaves Melo – 7
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Biologia no 4º bimestre da Escola Dinâmica.
Prof. Nerivan Lima.
Santa Cruz Do Capibaribe
21/11/2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...........................................................................................................
- ZIKA VÍRUS: O QUE É?...........................................................................................
- HISTÓRIA DO VÍRUS...............................................................................................
- Zika no Brasil...............................................................................................................
- MODO DE TRANSMISSÃO.....................................................................................
- Como o Zika infecta as células.....................................................................................
- Sintomas.......................................................................................................................
- Prevenção......................................................................................................................
- A MICROCEFALIA RELACIONADA À ZIKA.....................................................
- ASPECTOS SOCIAIS.................................................................................................
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho, dissertarei sobre o problema do vírus Zika e seus alarmantes na sociedade. Abrangendo especificamente o ponto de vista biológico e social.
- ZIKA VÍRUS: O QUE É?
Zika pertence à um grupo de vírus denominado flavívirus. Flavívirus que, por serem partículas virais, são estruturas muito pequenas formadas por moléculas de RNA e encobertas por uma camada de lipídios além de uma esfera externa que garante mais proteção ao vírus chamada de envelope.
A reprodução desse vírus depende de uma célula hospedeira, uma vez que eles não podem se reproduzir sozinhos. Entretanto, ele pode infectar e reproduzir-se dentro de uma grande quantidade de células, entre elas as células humanas. Não se sabe ao certo qual célula o Zika vírus ataca, porém cientistas brasileiros dizem que as células do tecido epitelial são as que provavelmente são infectadas.
- HISTÓRIA DO VÍRUS
A primeira vez que esse vírus foi isolado foi de um macaco na Floresta Zika da Uganda em 1947 – recebeu o nome Zika por ter sido descoberto na floresta de mesmo nome – e o primeiro caso em humanos foi em 1954 também no continente africano.
Desde então, casos do vírus da Zika eram raros, o primeiro surto aconteceu apenas no século XXI, mais especificamente em 2007, na Ilha Yap nos Estados Federados da Micronésia, onde mais de 70% da população foi infectada. Logo após, em 2013, ocorreu outro surto, desta vez na Polinésia Francesa e suas ilhas vizinhas.
- Zika no Brasil
Os primeiros casos de Zika relatados no Brasil foram em meados de 2015, mas foi em 2016 que todo o país teve conhecimento da enorme epidemia que aconteceu por aqui. A doença, até então desconhecida, logo foi notada pois uma quantidade de quase 500 pessoas só em Salvador – BA apresentavam sintomas semelhantes, desconfiava-se de que a doença provinha do enorme fluxo de turistas que vieram para o Brasil para assistir os jogos da Copa Do Mundo FIFA em 2014.
Pelas estimativas da OMS – Organização Mundial da Saúde – cerca de 4 milhões de pessoas foram infectadas por esse vírus apenas entre 2015 e 2016 sendo 1,5 milhões delas residentes no Brasil.
Dados do Portal G1 dizem que até junho de 2016 o estado de Pernambuco havia sofrido mais de 10 mil casos de Zika.
- MODO DE TRANSMISSÃO
O principal meio de transmissão dessa doença é através da picada do mosquito Aedes aegypti, mas também é transmitido através de relações sexuais, contato sanguíneo, leite materno e líquido amniótico. Esse vírus assemelha-se bastante aos vírus da Dengue, da Febre Amarela e o vírus do Nilo Ocidental.
- Como o Zika infecta a células
O vírus penetra na célula graças a algumas proteínas específicas presentes no envelope externo que interagem com receptores da célula humana e conseguem enganá-la a “absorver” o vírus.
Dentro da célula, o genoma do RNA viral é liberado para o citoplasma, ou compartimento principal preenchido por fluido, da célula. Ali, a molécula de RNA é "lida" (traduzida) por enzimas na célula para produzir uma longa proteína, a qual é cortada em um número de proteínas menores. Algumas dessas proteínas são componentes estruturais necessários para fazer novas partículas virais, como o capsídeo e envelope proteicos.
Outras proteínas virais copiam e processam o genoma do RNA. Proteínas virais e cópias do genoma do RNA viral se agregam na superfície do retículo endoplasmático (RE), um compartimento membranoso que é parte do sistema exportador da célula. Novas partículas virais saem do interior do RE, levando um pequeno fragmento da membrana do RE junto à elas. Esta membrana "roubada" formará o envelope viral. As partículas, então, viajam através de outra estrutura, o aparato de Golgi, onde são submetidas a mais processamentos antes de serem liberadas na superfície celular. Partículas virais lançadas podem infectar outras células, continuando o ciclo infeccioso.
...