ARTES DO NORDESTE
Trabalho Escolar: ARTES DO NORDESTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafael97 • 11/12/2014 • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 540 Visualizações
COMIDAS TIPICAS DO NORDESTE
• Maranhão:
ARROZ –DE-CUXÁ.
Ingredientes da Receita de Arroz-de-Cuxá
500g de camarão seco sem casca
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 1/2 xícara de gergelim torrado
1 maço pequeno de vinagreira (azedinha) ou espinafre limpo, lavado e escorrido
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
2 tomates grandes sem pele e sementes, picados
500g de camarões frescos pequenos, limpos, lavados e escorridos
6 colheres (sopa) de cheiro verde (salsa, cebolinha e coentro) picados
3 xícaras de arroz limpo, lavado, escorrido e cozido.
Como Fazer Arroz-de-Cuxá
Modo de Preparo:
No liquidificador, coloque os camarões secos, farinha de mandioca e gergelim, bata até obter uma mistura homogênea e reserve.
Em uma panela, coloque a vinagreira, regue com um pouco de água, tempere com sal a gosto, cozinhe até ficar macia. Escorra, esprema pique bem e reserve.
Coloque óleo em uma panela, leve ao fogo alto, deixe aquecer, junte alho, cebola, doure levemente, acrescente tomates, refogue até ficarem macios, junte camarões frescos e cozinhe por alguns minutos, somente até ficarem rosados. Adicione a mistura de camarão seco, a verdura picada, cubra com água e cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter um molho com consistência de mingau ralo.
Tire do fogo, junte cheiro verde e misture. Coloque o arroz cozido e bem quente em um prato de servir, cubra com o molho de camarão e sirva.
• Bebida:
GUARANÁ jESUS.
Guaraná Jesus - Esse é um refrigerante típico do Maranhão. É fabricado e distribuído somente naquele estado. Tem a cor rosa e é feito de guaraná (onde?). Algumas pessoas dizem que o gosto lembra o cravo e canela, mas para mim só lembrou o chiclete bubbaloo (aquele que tem um líquido no meio sabe?) sabor tutti frutti.
Tem esse nome, pois foi inventado por um farmacêutico chamado Jesus em uma tentativa frustrada de criar um remédio. Hoje é fabricado pela Coca-cola.
Eu dei um gole e não gostei, mas notei que as crianças adoram.
• TIQUIRA:
É claro que eu não ia deixar vocês sem a parte legal, a produção da nossa “braba” é longa, mas pode valer a pena! Só que você vai precisar ir muito além da sua cozinha pra produzir.
Arranje uma mandioca, lave, rale e prense ela. Esse processo garante que um componente químico, o ácido cianídrico dê o fora e isso é bem importante. Disso vai resultar uma massa, que é desfeita a mão dando origem a uma farofa grossa, e o que você deve fazer é espalhá-la sobre uma chapa quente, até que você consiga formar “bolos” de cerca de 30cm de diâmetro, e deverão ser assados até ficarem completamente cozidos, quando tiver pronto isso ganha um outro nome: beijus.
Espere os beijus resfriarem, expostos ao ar e na sombra. Vai acontecer uma proliferação espontânea dos esporos e dos fungos do ambiente e três ou quatro dias após isso aparecem sobre eles uma flora de micélios, de cor rosada.
Você vai ter que esperar, na verdade, de 12 a 14 dias que é quando diminui o teor de umidade dessas massas e os micélios da superfície chegam ao interior dos beijus, contaminam e sacrificam a massa desdobrando todo o amido.
Vá atrás de um concho que não é nada mais, nada menos do que um tronco de árvore escadado que deve ter 200 litros de capacidade coberto com água e jogue os beijus lá. No dia seguinte estará uma massa desfeita e xaroposa que deve ser mexida e agitada (é isso mesmo que você leu, mexer tudo dentro do tronco) para uniformizar e arejar o mosto, que deixado exposto completará sua fermentação em 2 dias.
Terminada a fermentação o mosto é destilado em alambiques de barro ou de cobre, e em cada operação vai de 15 a 20 litros de tiquira o que dá cerca de 100 litros, no total.
Se você quiser se ainda mais cuidadoso dá para coar o mosto antes da destilação, o que elimina o gosto desagradável da piroginação da parte lenhosa que fica no fundo do alambique por receber fogo direto.
Além de ser macho pra tomar tem que ser pra fazer. Ainda hoje, pela pequena produção da bebida não há controle ou fiscalização oficial apesar da orientação do SEBRAE de tentar profissionalizar esse setor.
• BAHIA.
Acarajé:
Ingredientes da Receita de Acarajé
1 quilo de feijão fradinho
½
...