ARTICULAÇÃO DO JOELHO
Artigo: ARTICULAÇÃO DO JOELHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daphine • 10/10/2014 • 238 Palavras (1 Páginas) • 509 Visualizações
O presente trabalho abordará assuntos pertinentes sobre ARTICULAÇÃO DO JOELHO que tem por objetivo, desenvolver o conhecimento no decorrer da atividade proposta.
O joelho e dividido em duas articulações: Fêmoro-tibial entre o fêmur e a tíbia, e a outra fêmoro-patelar entre o fêmur e a patela. O Joelho e a maior articulação do corpo humano, e as lesões causadas neles podem ser de duas formas: Degenerativas, quando há desgaste ,envelhecimento; ou lesões traumáticas quando ocorrem acidentes, quedas.
A anatomia do joelho é formada na parte superior pelo Fêmur (osso da coxa), na parte anterior encontra-se a patela; E na parte interior está à tíbia (osso da perna). Ou seja, a articulação do joelho é formada pela extremidade distal do fêmur e extremidade proximal da tíbia e a patela com meniscos interpostos os quais dão simetria á articulação e ajudam a lubrificação. A articulação é rodeada por ligamentos e músculos (Calliet, 1987). Grandes ligamentos unem o fêmur a tíbia dando estabilidade, enquanto longos músculos dão força ao joelho.
O movimento articular se dá pelas superfícies articulares onde esses ossos entram em contato, são cobertas por uma cartilagem articular. Encontra-se também nas demais superfícies do joelho a membrana sinovial que libera um líquido para lubrificar a articulação e evitar o atrito entre os ossos.
A articulação é rodeada por músculos, ligamentos, meniscos e cápsula articular, que agem em conjunto para dar harmonia aos movimentos, que são de flexão e extensão, com pouca rotação
...