AVC - DERRAME CELEBRAL
Monografias: AVC - DERRAME CELEBRAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luine • 24/3/2014 • 669 Palavras (3 Páginas) • 619 Visualizações
O que é AVC- ACIDENTE VASCULAR CELEBRAL
O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
O AVC ou derrame cerebral atinge milhões de pessoas todo ano no mundo todo. E segundo pesquisas o índice da doença aumenta entre as mulheres. Mas também existem os fatores de risco que podem potencializar as chances de ter um AVC: como uso combinado de anticoncepcional e cigarro, hipertensão arterial ou pressão alta, tabagismo, diabetes, sedentarismo, acúmulo de gordura abdominal, alimentação rica em gorduras e carboidratos, colesterol alto, consumo excessivo de álcool, estresse e depressão, doenças cardíacas e fibrilação atrial, que é um tipo de arritmia mais comum, que aumenta em cinco vezes a chance de sofrer um derrame.
Sintomas de AVC
• Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
• Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
• Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
• Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
• Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
• Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
HIV- Human Immunodeficiency Virus (Vírus da Imunodeficiência Humana)
A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas mas passageiras como a depressão na morte de um parente.
O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco
...