Angiotensina II
Artigo: Angiotensina II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/10/2014 • Artigo • 263 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
ANTAGONISTAS DO RECEPTOR DE ANGIOTENSINA II
São antagonistas farmacológicos competitivos dos receptores AT1 presentes nos vasos sanguíneos e córtex da suprarrenal. São responsáveis pelo aumento da pressão sanguínea. Os antagonistas desse receptor são fármacos usados no tratamento da hipertenção arterial, e na nefropatia diabética, que é o dano renal devido a diabetes melitus e insuficiência cardíaca congestiva.
Exemplo: Losartan (+ - 24h inibição) bloqueadores de receptores de angiotensina DRA
Há pelo menos 2 receptores deste antagonista nos vasos sanguineos.
ANGIOTENSINA II
Angiotensina II é um peptídeo que faz parte do sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA). Tem numerosas funções conhecidas na fisiologia humana, em especial no controle da pressão arterial
É formado a partir da ação da enzima conversora da angiotensina sobre a angiotensina I. Tem numerosas funções conhecidas na fisiologia humana, em especial no controle da pressão arterial. Exerce suas funções celulares interagindo com receptores na membrana celular das células alvo, os chamados receptores AT1 e AT2.
Aplicação de antagonistas do receptor de angiotensina ii, especialmente de telmisartan, para aumentar a sensibilidade da insulina". A invenção refere-se à aplicação de antagonistas do receptor de angiotensina ii para o tratamento de pessoas, nas quais diagnosticou-se diabetes mellitus tipo 2 ou há suspeita de pré-diabetes, para a prevenção de diabetes ou para o tratamento da síndrome metabólica e da resistência à insulina em pacientes com pressão arterial normal.
http://igor.triunfus.com.br/santanna/farma/aula12/aula12.pdf
A histamina em altas doses, provoca queda acentuada e progressiva da pressão sanguínea. Portanto, a noradrenalina é fármaco de escolha para o tratamento de choque histamínico, pois, aumenta a resistência vascular e, assim, a pressão arterial.
...