TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelho Fonador

Casos: Aparelho Fonador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Aparelho Fonador

Formado por pulmões, traqueia, laringe, cordas vocais, glote, lábios, dentes, alvéolos, palato duro, palato mole, véu palatino, úvula, parede rinofaríngea, ápice da língua, raiz da língua e nariz.

Para que ele funcione, para que se produzam sons são necessárias três condições: corrente de ar, obstáculo a corrente de ar, caixa de ressonância.

Ao expirar, os pulmões libertam ar que passa pelos brônquios para entrar na traqueia e chegar a laringe. Na laringe o ar encontra seu primeiro obstáculo que é a glote, também conhecida como cordas vocais. São como duas pregas musculares. Elas podem estar fechadas ou abertas. Quando abertas o ar passa sem real obstáculo, dando origem a um som surdo. Já quando fechada o ar força a passagem fazendo com que as pregas musculares vibrem dando origem ao som que podemos ouvir. Depois o ar entra na faringe onde encontra uma encruzilhada, em um lugar a entrda para a boca, depois pra as fossas nasais. No meio está o véu palatino que permite que o ar passe livremente pelas duas cavidades originando um som nasal, ou que impede a passagem pela cavidade nasal obrigando o ar a passar apenas pela cavidade bucal, provocando um som oral. Por fim o ar que está na cavidade oral serve como caixa de ressonância onde usando maxilar, bochecha, língua e labios podemos criar uma infinidade de sons.

Cuidados com a voz

Segundo o conselho nacional de fonoaudiologia há alguns cuidados que devemos ter com a nossa voz.

Devemos evitar:

* Cigarros e drogas irritam as cordas vocais, o que pode provocar rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta. A longo prazo a rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, inclusive câncer de laringe.

* Tosse e pigarro constantes são movimentos de alto impacto entre as cordas vocais, podendo machucá-las. As causas podem ser várias, como ressecamento da boca e garganta, alergias, rinite, sinusite, refluxo, fumo ou simplesmente um hábito. Descobrindo-se a causa fica fácil eliminá-las.

* Chupar balas, pastilhas e sprays enquanto se fala, principalmente as mais ardidas, causam falsa sensação de alívio, uma espécie de anestesia, o que faz a pessoa forçar a garganta.

* Receitas caseiras, segundo Ana Elisa, pertencem à crença popular. “Em geral essas receitas têm componentes que irritam as cordas vocais, como, por exemplo, gargarejo com líquidos ácidos do tipo limão e vinagre.” Ela acrescenta que mesmo o gargarejo indicado em tratamento médico deve ser bem dosado e feito apenas no período recomendado.

* Comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão pode provocar o refluxo de ácido do estômago para a garganta, causando irritação.

* Beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas e praticar automedicação para melhorar a dor de garganta.

* Comer chocolate ou leite em demasia deixa a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear. O pigarro pode machucar as cordas vocais.

* Choques térmicos.

* Roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração na produção da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com