Aula Pratica Amilase Salivar
Por: annikk • 24/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.082 Palavras (9 Páginas) • 1.509 Visualizações
INTRODUÇÃO
O processo de mastigação se inicia com a ingestão de um alimento sólido e exerce a função de reduzir o alimento a um volume adequado á deglutição (CURI; ARAUJO FILHO, 2011).
A saliva é um líquido neutro composto basicamente por eletrólitos e substâncias secretados pelas glândulas salivares, as parótidas, submaxilares e sublinguais (DODDS et al., 2005). Cerca de 99,5 % de sua composição é água e sua principal função no sistema digestório está relacionada a umidificação do alimento, no qual age como um lubrificante no processo de mastigação (PEDERSEN et al., 2002).
Entre as substâncias secretadas pelas glândulas salivares é possível citar as mucinas, que são glicoproteínas lubrificantes responsáveis por facilitar o processo de deglutição do alimento, bem como a mastigação e a fala. A lisozima é uma substância bactericida responsável pela defesa imunológica, uma vez que coopera no controle de germes presentes na boca (SILBERNAGL; DESPOPOULOS, 2003).
A principal enzima digestiva produzida pelo corpo humano é a amilase salivar (ptialina), que exerce a importante função de digerir o amido, transformando-o em maltose, maltotriose e dextrinas. (SILBERNAGL; DESPOPOULOS, 2003).
OBJETIVO GERAL
Os experimentos realizados na aula prática tiveram como objetivo geral esclarecer a importância das enzimas digestivas no processo de digestão humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Observar a ação da amilase salivar na digestão do amido;
2. Ressaltar a importância da mastigação no processo de trituração do alimento;
3. Analisar a importância das papilas gustativas no processo de percepção de sabores.
MATERIAL E MÉTODOS
No experimento 1 foram utilizados:
1. Tubos de ensaio (6);
2. Lugol;
3. Água;
4. Colher de chá;
5. Conta gotas;
6. Saliva;
7. Alimentos diversos: arroz cru, macarrão cru, amido de milho, farinha de trigo, biscoito e batata.
Os procedimentos realizados foram:
Os alimentos grandes devem triturados em pedaços menores;
A cada tubo de ensaio acrescenta-se 2mL de água e uma colher de chá de alimento. Misturar bem;
Acrescenta-se uma gota de Lugol. Observar se houve mudança de cor;
Nos tubos onde houve mudança de cor, acrescenta-se 4mL de saliva;
Aguardar por 30 minutos para que ocorra a ação da amilase salivar sobre o amido.
No experimento 2 foram utilizados:
1. Béquer (2);
2. Comprimido efervescente (2);
3. Água.
Os procedimentos realizados foram:
Um comprimido efervescente deve ser macerado. Em cada béquer acrescenta-se 80 mL de água;
Os comprimidos inteiro e macerado devem ser colocados nos béquers simultaneamente;
Observar o tempo de dissolução de cada um.
No experimento 3 foram utilizados:
1. Béquer (5);
2. Açúcar;
3. Sal;
4. Chá de carqueja;
5. Limão;
6. Água;
7. Conta gotas;
8. Colher de chá.
Os procedimentos realizados foram:
1. Preparar as soluções de água com açúcar; água com sal; chá de Carqueja; suco de limão puro;
2. Com o conta gotas os líquidos devem ser pingados em diferentes regiões da língua;
3. O voluntário anota em que região da língua sentiu o sabor mais pronunciado;
4. O açúcar será o último alimento e deve ser colocado na língua seca.
DISCUSSÃO
Por meio do experimento em questão e a apresentação teórica realizada pelo grupo, foi possível trabalhar diversas questões concernentes ao sistema digestório. Uma delas, a mastigação, foi demonstrada através do experimento dos comprimidos, o qual visou trabalhar a importância da mesma para o organismo. No experimento, o comprimido que havia sido triturado antes de ser jogado na água apresentou mais rápida dissolução, simulando o que ocorre em nosso organismo quando há uma mastigação correta. Vale lembrar que uma boa digestão de alimentos se inicia já na boca, uma vez que nosso organismo possui diversos mecanismos responsáveis por reações químicas que permitem que os alimentos sejam absorvidos,
Outro ponto importante trabalhado nos experimentos foi a questão das glândulas salivares, a importância das mesmas para o correto funcionamento do sistema digestório e as enzimas presentes na boca. Foram apresentadas as glândulas, sendo elas a parótida, a submandibular e a sublingual. Tais glândulas são responsáveis pela produção de saliva, sendo que o fluido salivar é essencial para o processo de digestão. Em seguida, discutiu-se a questão das enzimas existentes, dando-se ênfase na amilase salivar. Explicou-se qual a função de cada uma e qual a importância para o organismo. A lisozima, por exemplo, possui ação bactericida e é fundamental para o organismo, já que a boca é um local propício para a proliferação de bactérias. Sendo assim, a lisozima presente na saliva constitui um mecanismo de proteção para o corpo. Em seguida, explicou-se a importância da amilase salivar. A amilase, em outros tempos chamada de ptialina, é uma enzima responsável por hidrolisar o amido presente nos alimentos. Na reação química, a amilase atua sobre o amido, catalisando a hidrólise e dando origem a outros compostos, como a maltose, por exemplo.
No experimento realizado, foi este o ponto que se pretendeu abordar com os grupos, a fim de que. após todo
...