BIOMAS BRASILEIROS: Os Biomas Brasileiros existentes:
Por: mislaine correia duarte • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 785 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
TRABALHO DE GEOGRAFIA
BIOMAS BRASILEIROS E
ILHA DOS MARINHEIROS
Nome: Mariana Duarte
Turma: 7° ano
Professor (a): Marcia Meyer
BIOMAS BRASILEIROS
Os Biomas Brasileiros existentes:
Caatinga
Campo
Floresta
Pantanal
Mata de Araucárias
Caatinga:
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, que tem como principais características naturais a forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, cactos, bromélias, e arbustos que costumam perder grande quantidade de folhas na época da seca. Já na parte dos animais que habitam o local encontramos os lagartos, cobras ( jararaca ), arara – azul – de - Lear que são ameaçadas de extinção, carcará, gralha canção, capivaras, Preá do Seridó, sapo cururu entre outros. A Caatinga ocupa cerca de 7% do território brasileiro, e é localizada no Nordeste, ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e a parte norte de Minas Gerais. A área total é de aproximadamente 1.100.000 km². Na parte econômica as atividades que se destacam é o Extrativismo Mineral, o Cultivo de Uvas, a Produção de Mel natural, e o uso de Plantas Medicinais.
Mata das Araucárias
A Mata das Araucárias encontrasse na região sul do Brasil, e na parte com relevos mais elevados na região Sudeste. Suas principais características naturais são predomínio do clima subtropical, invernos rigorosos e verão quente entre outros. A araucária é um vegetal da família das coníferas que pode ser cultivado com fins ornamentais, em miniaturas. As árvores que compõem essa particular cobertura vegetal possuem altitudes que podem variar entre 25 e 50 metros e troncos com 2 metros de espessura. As sementes dessas árvores, conhecidas como pinhão, podem ser ingeridas, os galhos envolvem todo o tronco central.
Pantanal
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, alagada em sua maior parte, com 250.000 km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia, considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região do Parque Nacional do Pantanal. As principais atividades econômicas do Pantanal está ligada ao gado bovino, o Ecoturismo, Centrais Hidrelétricas entre outros. Há fauna tem em média 650 espécies de aves brasileiras, a que mais chama a atenção é a Arara – azul – grande uma espécie ameaçada de extinção. Os peixes é outro animal que é bastante presente no bioma pantaneiro, com média de 263 espécies, incluindo
Campo
Campo é um tipo de bioma caracterizado pela predominância da vegetação rasteira, normalmente constituída de gramíneas com ocorrência maior ou menor de arbustos e árvores. A fauna desse bioma é constituída de cerca de 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes, a onça – pintada, capivara, veado, lontra, cateto, lobo – guará, tamanduá, marrecos entre outros também ajuda a complementar a fauna do Campo.
Floresta
Floresta é uma área com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados, as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial. Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.
...