Biologia Celular E Molecular
Casos: Biologia Celular E Molecular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: god12893 • 30/4/2014 • 544 Palavras (3 Páginas) • 2.095 Visualizações
FACULDADE SANTO AGOSTINHO
DIRETORIA DE ENSINO
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular
PROFESSORA: Francisco Adalberto
Observação das Células da Cortiça e da Trapoeraba Roxa
SUMÁRIO
Introdução 02
Materiais e métodos 03
Resultados 04
Discussão 05
Conclusão 06
Referência 07
INTRODUÇÃO
A cortiça é a casca do sobreiro. É um tecido vegetal que na botânica se chama de felema que faz parte do sistema da periderme (pele) que reveste o caule/troco da arvore. Devido a sua estrutura celular a cortiça apresenta um conjunto de características: é leve, tem uma grande elasticidade e repelência, impermeável tanto a líquidos como a gases, apresenta uma baixa condutivida – de de calor, som e vibração, e é muito resistente a fogo. Após a invenção do microscópio óptico, em 1660, o cientista inglês Robert Hooke foi o primeiro a observar a estrutura da cortiça e a inventar o termo célula.
Tradescantia pallida purpúrea, também conhecida pelos nomes populares da trapoeraba roxa, coração-roxo, traporabão, é uma planta pertencente ao gênero Trandescantia, da família Commelinaceae. Originaria do México, possui ciclo d vida perene, filotaxia alterna, cor roxa com tons esverdeados, com flores róseas protegidas por brácteas roxas tem ainda a presença de tricomas.
O objetivo do trabalho é observar a constituição da célula, neste caso da cortiça e da trapueraba roxa, ao microscópio e identificar as diferentes estruturas celulares da célula vegetal.
02
MATERIAIS E MÉTODOS
Material
Trapoeraba roxa
Cortiça
Lamina
Lamínula
Lamina de barbear
Microscópio
Metodologia
Cortou-se uma fina fatia das duas amostras, (cortiça, trapoeraba roxa). Após cortadas as amostras foram colocadas na lamina ambas separadas. Em seguida foi colocada junto da lamina que apresenta o tecido morto a lamínula. E sobre a que possuía a célula vegetal uma gota de água e em seguida a lamínula. Após as laminas serem preparadas foram prendidas no microscópio para serem observadas.
Observou-se ao microscópio com as objetivas 40x, 100x e 400x.
...