BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Seminário: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrinha1001 • 3/3/2014 • Seminário • 522 Palavras (3 Páginas) • 858 Visualizações
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
ANÁPOLIS 2013
QUESTÃO 1
Os impulsos nervosos são a chave mestra do sistema nervoso em função de sua velocidade e eficácia na transmissão de informação e dados neurais; para tanto utilizar a D.D.P. para gerar energia elétrica que move estes impulsos através de um processo denominado bomba de na+ e k+.
a) Conceitue D.D.P. e explique sua importância dentro do processo mencionado.
R- Diferença de potencial, tensão elétrica; a bomba de sódio e potássio age como um transporte ativa, pois uma concentração de sódio é maior no meio extra celular é o potássio é maior no meio intercelular, gerando uma corrente de energia.
b) Esquematize o processo demonstrando inclusive a despolarização e despolarização
c) Pesquise o conceito de sinapse nervosa e sua relação com impulso nervoso.
R- São os pontos onde as extremidades de um neurônio vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o outro por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.
d) Explique na forma de texto como surge a corrente elétrica no processo.
R- A corrente elétrica se dá quando ocorre o processo de despolarização e repolarização nas membranas das células neurais gerando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios.
QUESTÃO 2
Os lisossomos são organelas vesiculares evoluídas no processo de digestão intracelular e que participa de importantes eventos celulares tais como heterofagia, autofagia, autólise; diferencie estes processos exemplificando-os e destacando a ação dos lisossomos em cada um deles.
R- Heterofagia é a digestão de partículas importadas de fora das células. Ex. fagocitose e pinocitose.
Autofagia é a digestão de organelas obsoletas das células que envelheceu. A autofagia como exemplo pode ser estimulada durante o jejum.
Autólise é o processo onde célula se auto destrói ou seja ela se auto digere, pode ocorrer em células danificadas ou em um tecido que foi lesionado.
QUESTÃO 3
A perícia forense da cidade de São Paulo coletou na cena de um estupro seguido de morte células danificadas em baixo das unhas da vítima, porém só foi possível isolar o DNA mitocondrial dado aos fatos, sabendo que os três possíveis suspeitos estão foragidos contando apenas com os familiares do suspeito sendo:
Familiar I (mãe suspeito A)
Familiar II (irmã suspeito B)
...