Biologia - Revolução Verde
Por: Daniele2003 • 15/6/2018 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Professor: José
Aluna: Daniele Dias
N°: 4
Matéria: Biologia
Escola: Di Cavalcanti
REVOLUÇÃO VERDE
São Paulo – SP
2018
- Introdução:
Revolução verde se aplica a um conjunto de ideias e inovações tecnológicas que vieram a melhorar as atividades agrícolas. Esses estudos e novos métodos começaram no México, e logo foram se estendendo a outros países.
- Desenvolvimento:
A Revolução Verde, começa em 1940, quando a fome era um grande problema em vários países. Um agrônomo chamado Nourman Borluag (1914-2009), conhecido como pai da revolução verde, foi quem iniciou os estudos atrás e maneiras de produzir alimentos com resistência a diversos tipos de pragas e doenças, e métodos mais rápidos e funcionais para as atividades agrícolas. Seus estudos eram focados em diferentes tipos de trigo que resistissem a certas pragas, e todo esse estudo chama atenção do governo mexicano, que o chama para comandar o Programa de Produção Cooperativa de Trigo no México em 1944.
Esse programa foi em conjunto com a Fundação Rockefeller, sediada em Nova Iorque.
[pic 1]
O conceito começou a ser aplicado em outros produtos e então, a agricultura agora buscava a maior produtividade. Países pobres passaram para a posição de exportadores depois de adotar esse conceito, a produção de alimento foi aumentando e de fato, muita coisa melhorou para vários países pobres, como a Índia, que de acordo com dados, produziu 9,8 milhões de toneladas de trigo em 64, e em 69, a produção chegou a 18 milhões de toneladas.
No Brasil, todo o perfil da agricultura mudou depois de ter adotado essas práticas, o que também modificou a economia brasileira. O pais passou a exportar alimentos como milho e soja, campeões em exportação no Brasil. Também foram abertas empresas de pesquisa como a Embrapa.
Borlaug foi premiado com um Nobel da Paz por sua contribuição com a redução da fome mundial, ajudando no problema, mesmo que não extraindo ele por completo, o controlando.
Com os pontos positivos da revolução verde, vem os pontos negativos, como o uso exacerbado de agrotóxicos e dependência a industrias que os fabriquem, esgotamento do solo, erosão, desmatamento e priorização a grandes latifúndios, o que prejudicou a produção familiar.
[pic 2]
- Referências Bibliográficas:
- https://www.todamateria.com.br/revolucao-verde/
- https://www.estudopratico.com.br/revolucao-verde/
- http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm
...