Biomedicina
Por: karemcristiny • 26/10/2016 • Trabalho acadêmico • 755 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S. A.[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE BIOMEDICINA
ANTICORPOS
SISTEMA IMUNE ATIVO
Professor: Esp. Deyvid Meira.
Acadêmicas: Jane Carla Vaz Mesquita R.A.:
Marciana Leite Paixão R.A.:
Karem Cristiny Gomes da Silva R.A: 4211808664
Périodo: 3º
Turno: Matutino
Anápolis
Março de 2013.
ÍNDICE
- Introdução1
- Tópicos
- Estrutura proteica (Molecular)3
- Função4
- Interações5
- Doença baixa na imunidade6
- Conclusão6
- Referências6
.
- INTRODUÇÃO
Definem-se anticorpos como proteínas circulantes produzidas nos vertebrados em resposta a produção de antígenos. Os anticorpos são incrivelmente diversificados e específicos na sua capacidade de reconhecer formas estranhas, e constituem os principais mediadores da imunidade humoral contra todas as classes de microrganismos (ABBAS et al., 2008). Na presença de células alteradas o sistema imune se torna ativo. Essas células surgem diariamente em nosso organismo como resultado de mitoses anormais, que se não forem destruídas podem originar tumores (VILELA, 2013).
Existem duas formas de anticorpos: anticorpos conectados a membranas na superfície dos linfócitos B, funcionando como receptores para antígenos, e anticorpos secretados que residem na circulação, tecidos e locais mucosos conectam antígenos, neutralizando toxinas e evitando a entrada e disseminação de patógenos (ABBAS et al., 2008).
O sistema imunológico permite que vários mecanismos de defesa sejam ativados contra um único invasor sendo que, a presença de mecanismos de aprendizagem e memória são características fundamentais do sistema imunológico, pois possuem a capacidade de coletar e armazenar informações dos agentes infecciosos para se necessário, permitir o acesso em caso de novas infecções pelos mesmos agentes ou agentes similares. (CASTRO, 2001).
- TÓPICOS
- Estrutura proteica (molecular)
O anticorpo, ou imunoglobulina, é uma glicoproteína composta por quatro cadeias polipeptídicas: duas cadeias leves (L) idênticas e duas cadeias pesadas (H) também idênticas (JANEWAY et al., 2000 apud CASTRO, 2001). As cadeias polipeptídicas das moléculas de imunoglobulina são compostas por uma região aminoterminal altamente variável (região variável) e uma região carboxiterminal (região constante) com poucos tipos distintos.
- Função
O sistema imunológico atua no combate a microrganismos invasores, na remoção de células mortas e detritos celulares e estabelecendo a memória imunológica (LEANDRO et al., 2007). A principal função do sistema imunológico é o de identificar os antígenos estranhos e células tumorais que podem causar doenças para destruí-la e eliminá-la do organismo (NERVA, 2009).
- Interações
A ligação do antígeno com o anticorpo se dá pela formação de múltiplas ligações não-covalentes entre radicais do antígeno e aminoácidos do anticorpo, do local de união. Embora as forças de atração envolvidas nestas uniões (especialmente pontes de hidrogênio, forças eletrostáticas, forças de Van der Waals) sejam individualmente fracas, em comparação com as ligações covalentes, a multiplicidade das ligações resulta em uma energia de ligação suficiente.
- Doenças baixa imunidade
Se, de alguma forma, macromoléculas e micro-organismos conseguem vencer as barreiras não imunológicas e inespecíficas, um processo imunológico será ativado, na tentativa de impedir qualquer dano que, porventura, possa ser provocado ao organismo. Quando há uma alteração no sistema imune e as células não conseguem responder ao agente agressor, seja ele um vírus, uma bactéria ou um fungo, ele não é eliminado do organismo, provocando a doença. Este pode ser um indício de imunidade baixa. (Oliveira, C. 2010).
...