COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA/CE: O CORRETO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Por: diiniz • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 8.968 Palavras (36 Páginas) • 441 Visualizações
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ - IVA
CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM BILOGIA
FRANCISCO DINIZ MARQUES
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA/CE: O CORRETO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
ITAREMA/2014
FRANCISCO DINIZ MARQUES
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA/CE: O CORRETO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, como requisito à obtenção do título de Licenciatura, com orientação da Proª. Mestre em Zootecnia Nadiana Maria Mendes Silva.
ITAREMA/2014
FRANCISCO DINIZ MARQUES
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA/CE: O CORRETO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Artigo apresentado no Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, como requisito à obtenção do título de Licenciado.
COMISSÃO EXAMINADORA
_______________________________________________________________
Prof(a) Ms Orientador(a)
Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú-IVA
________________________________________________________________
Prof(a) Avaliador(a)
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
_________________________________________________________________
Prof(a) Avaliador(a)
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Itarema,_______de___________________de 2014.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA/CE: O CORRETO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Francisco Diniz Marques1
Nadiana Ma Mendes Silva2
Resumo: Através da linha de pesquisa que relaciona o gerenciamento correto dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), especificamente no município de Itarema/CE, esse artigo aponta, pelo estudo de caso, uma maior demanda que a vontade político-administrativa em sua execução, bem como a aplicação de questionário para a avaliação da concepção dos alunos a respeito do tema. Requer-se ação conjunta da municipalidade e seus munícipes/comunidade ao claro entendimento que essa parceria pode ter benefícios para além do zelo com o meio ambiente, ela, a parceria, aperfeiçoa o serviço de limpeza urbana ao mesmo que barateia os seus custos e reveste-se, em muitos casos, em retorno financeiro à administração pública do município investigado. Onde, através de sua Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) é reaplicado em benefício dos programas de coleta e manejo seletivo do lixo urbano, ao mesmo que minimiza os efeitos da vulnerabilidade social de muitas famílias que têm oportunidade de uma renda financeira extra com a venda dos reciclados. O estudo de caso foi centrado nos programas executados pelo SEMA como também através do questionário onde foi indagada a questão de projetos de reciclagem na escola do assunto em questão, sendo que foi abordada uma linha de pesquisa que adotou as de caráter, tanto qualitativo como quantitativo. Concluiu-se que em Itarema falta um trabalho de conscientização da população para o reaproveitamento de resíduos, já que parte dela não separa o mesmo em casa.
Palavras Chave: Conscientização. Meio Ambiente. Reciclagem.
1Acadêmico do curso de biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. e-mail: diniz20111990@hotmail.com
2Nadiana Maria Mendes Silva
INTRODUÇÃO
A coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos tem sido um desafio para governos de todas as esferas administrativas, como uma preocupação mundial de um modo geral. A constante ameaça da potencial exaustão dos recursos naturais não renováveis tem reunido em uma mesma “mesa de debates” governos de variadas tendências ideológicas que agora acenam conjuntamente em um mesmo objetivo comum: a sustentabilidade dos recursos naturais.
Nunca se produziu tanto lixo. A rapidez com que objetos são produzidos e ao mesmo são descartados, é proporcional ao nível de poder aquisitivo de uma determinada sociedade de presentes conceitos culturais de descartabilidade e afeita ao ditame do capitalismo desenfreado que se permite desafazer-se de um objeto, que mesmo ainda em perfeito estado de uso funcional, é trocado porque assim exige-se a tendência consumista e massificante do capitalismo. Como exemplo, citem-se os aparelhos de telefonia móvel (celulares) que, bem mais do que sua natural funcionalidade, a sua aquisição leva em contato conceito de status modista e por seu condicionante de poder econômico pelos altos preços de modelos que se perdem em sua função básica de fazer e receber ligações, em detrimento de uma parafernália de aplicativos e usos nem sempre necessários.
A ação de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos representa uma questão ambiental da maior significância para uma administração municipal que tem comprometimento responsável pela sustentabilidade do meio ambiente. Contudo, ao que se nota nos grandes centros urbanos é uma realidade que atesta que a questão do lixo de resíduos sólidos não tem tido a devida atenção por parte de governos municipais de muitas cidades brasileiras que estão enfrentando um precoce esgotamento de seus aterros sanitários por falta de projetos de reciclagem e remanejamento.
Dentre esses projetos, o nominado de “Coleta Seletiva: um caminho para a sustentabilidade” foi o que tem tido maior expressividade pela forma que tem agregados setores diferenciados da sociedade como o educacional, onde o sistema municipal de ensino tem sido parceiro em sua implementação e sucesso, tendo sido algo bastante focalizado com a população e estabelecendo parcerias com as Escolas, principalmente na zona rural onde tem facilitado a iniciativa de coleta com a empresa responsável pelo gerenciamento dos serviços. Complementando, várias campanhas já foram realizadas, atentando-se para a prática da reutilização e reaproveitamento de materiais como oficinas com PET e papel.
...