Cancer
Tese: Cancer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosimelo • 18/10/2013 • Tese • 2.518 Palavras (11 Páginas) • 694 Visualizações
Câncer
Escrito por Alan Niemies | Categoria(s): Destaque , Doenças
O Câncer (também chamado de Cancro) é, sem sombra de dúvidas, uma das doenças que mais amedronta a população nos dias de hoje. E além de assustar, é também uma das doenças que mais mata e diminui a qualidade de vida das pessoas. O grande problema do câncer é o diagnóstico tardio, fase em que o câncer já se encontra avançado. Principalmente na população brasileira, temos o costume de ir ao médico apenas quando temos sintomas, ao invés de fazer uma Medicina Preventiva. Nesse artigo, vou falar da forma mais simplificada possível, as principais características e informações sobre as doenças chamadas de Câncer.
A palavra Câncer vem do latim cancer, que significa “caranguejo”. É uma analogia à ideia de que o câncer se espalha pelo corpo (forma metástases), semelhante às patas que saem do corpo de um caranguejo.
O que é o Câncer?
O câncer o nome dado a doenças conhecidas como tumores malignos. Na categoria do câncer, encontramos mais de 100 doenças, cujas características em comum são o crescimento e multiplicação anormal de células sem respeitar os limites normais do corpo. Além disso, no câncer as células adquirem a capacidade de se espalhar para outras áreas do corpo (metástases).
O câncer não é o mesmo que tumor: um tumor (também chamado de neoplasia ou neoplasma) é um crescimento anormal de células em um tecido. Os tumores (ou neoplasias) podem ser benignos ou malignos, sendo que os tumores malignos são chamados de câncer.
E qual a diferença entre tumor benigno e maligno? Todos os tumores têm como característica o aumento anormal de um tecido, tanto o câncer como os tumores benignos. A diferença é que os tumores benignos ficam restritos à uma região do corpo, não se espalham para áreas próximas e não causam metástases, ou seja, não invadem outras áreas do corpo, diferente do câncer, que pode gerar metástases e invadir outras áreas à distância de sua origem.
Note a diferença entre um tumor benigno, que fica restrito a uma região e o tumor benigno, que invade tecidos vizinhos e gera metástases pelo sangue e vasos linfáticos
Causas do Câncer
Desenho esquemático mostrando mutação do DNA causado por excesso de radiação Ultravioleta
Todos os tecidos do nosso corpo são compostos por células. Praticamente todas as células do nosso corpo contêm um núcleo, onde está arquivado nosso DNA, composto por vários genes. Esses genes determinam todas as funções e estruturas da célula, assim como o tempo em que ela vai viver e quando ela se multiplica.
O câncer começa quando células do nosso corpo se multiplicam desordenadamente e/ou sobrevivem por mais tempo do que o necessário. Isso é causado por mutações em genes, que acontecem ao longo de nossa vida. Todas as células do nosso corpo acumulam tais mutações, mas algumas delas em genes específicos levam a um descontrole na multiplicação e no tempo de vida celular. Esses genes específicos são de duas classes: os supressores de tumor (que quando mutados não funcionam corretamente, levando a uma maior multiplicação celular), ou os protooncogenes (que quando mutados aumentam sua atividade, tornando-se oncogenes).
Podemos dividir as causas que levam a essas mutações em duas: causas genéticas (muitos tumores, tais como alguns tipos de câncer de intestino, têm importante papel genético hereditário envolvido), além de causas externas, geralmente por condições e hábitos de vida que predispõem ao câncer.
São poucos os tipos de câncer que sofrem influência hereditária, diferente do que muitas pessoas pensam. Tais tipos de câncer envolvem principalmente o retinoblastoma, além de alguns cânceres de mama, intestino e estômago.
As causas do câncer externas são as mais importantes, e incluem vários fatores de risco presentes em nosso ambiente, desde nossa ocupação (vários produtos químicos causam câncer), alimentos, medicamentos, cultura e sociedade. Abaixo, cito os mais importantes e prevalentes na nossa sociedade:
• Tabagismo: mais abaixo, você pode perceber que tipo de câncer mais comum é o que afeta os pulmões, principalmente pelo tabagismo, ainda muito frequente em nossa população. O tabagismo ainda pode causar vários outros tipos de câncer, como o de boca, da laringe e da bexiga.
• Alcoolismo: que causa principalmente câncer de estômago e de pâncreas, além de levar à cirrose, que predispõe ao aparecimento de câncer hepático (do fígado).
• Hábitos alimentares: alguns estilos de alimentação podem predispor ao câncer, especialmente o excesso de gordura.
• Radiação solar e outras radiações.
• Medicamentos
• Fatores ocupacionais
• Infecções, especialmente por vírus
• Hormônios: excesso de estrógeno, especialmente em terapia de reposição hormonal, pode predispor ao câncer de mama.
A idade também é um fator importante na causa do câncer. Isso porque as células de idosos estão por mais tempo expostas à fatores de risco que levam à mutações no DNA, levando a alterações que podem gerar tumores malignos, como comentamos logo acima. Por isso, o câncer é muito mais comum em idosos e mais raro em crianças e adolescentes.
Tipos de Câncer
Carcinoma Basocelular, o tipo de câncer de pele mais comum, porém pouco agressivo
Os tipos de câncer existentes dependem do tipo de célula que lhe deu origem, ou seja, qual tipo de célula começou a se multiplicar descontroladamente ou sobreviver por mais tempo do que o necessário. De acordo com essa classificação, os tipos de câncer são divididos em:
• Carcinoma: é originado de células epiteliais, que formam a nossa pele e a superfície da maioria de nossos órgãos. São os tipos de câncer mais comuns, e incluem o adenocarcinoma, tumor formando a partir de células glandulares do epitélio. Inclui cânceres dos mais comuns, como a maioria dos cânceres de mama, de próstata, de pulmão, de pâncreas e de cólon.
• Sarcoma: são cânceres originados do tecido conectivo (ossos, cartilagem, tecido adiposo e nervoso). O termo também é designado para o chamado Sarcoma de Kaposi, proveniente do endotélio linfático.
• Linfomas
...