Características do albinismo
Artigo: Características do albinismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NancyDantas • 6/2/2015 • Artigo • 804 Palavras (4 Páginas) • 649 Visualizações
O que é
O albinismo é uma condição de natureza genética em que ocorre uma falha na produção de melanina. Ele é hereditário e pode ser classificado em dois tipos: tirosinase-negativo (quando não há produção de melanina) e tirosinase-positivo (quando há pequena produção de melanina).
Características do albinismo
A melanina desempenha um papel muito importante, pois é ela que forma uma barreira natural contra as radiações solares. Ela se distribui pelo corpo inteiro, sendo a responsável não só pela cor, como também pela proteção dapele.
Esta alteração genética na produção de melanina é a responsável pela ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele, cabelos e pelos dos albinos, podendo ocorrer tanto em seres humanos, como também em animais e plantas.
Num organismo que não possui esta falha genética, a melanina é produzida através de um aminoácido conhecido como tirosina. No caso dos albinos, a tirosinase apresenta-se inativa, consequentemente, não ocorrerá à produção de pigmento.
A pele do albino é branca, frágil e fotossensível, por esta razão, não deve ser exposta a radiação solar. Nestes indivíduos, a exposição ao sol não produz bronzeamento, ao invés disso, pode causar queimaduras de graus variados. Pessoas com essa falha na pigmentação são mais suscetíveis a desenvolver câncer de pele precocemente.
Há ainda o albinismo ocular, este, é menos severo do que o albinismo tirosinase negativo, pois, neste caso, a única região afetada é os olhos, que, diante desta falha, apresentarão uma variação na cor da íris.
http://www.todabiologia.com/genetica/albinismo.htm
O albinismo é uma alteração genética que ocorre nos seres vivos, afetando-lhes a pigmentação.
CONCEITUAÇÃO:
O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pelos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.
Os principais tipos de albinismo são os seguintes:
1. Oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado;
2. Ocular - somente os olhos sofrem da despigmentação;
3. Parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidades superiores.
1. Como surge:
O gene que determina o albinismo é recessivo e precisa ser combinado a outro igual para que a característica apareça. Veja o que acontece com um casal que possui um par de genes "Aa", sendo que o "A" representa uma codificação normal de tirosinase, e o "a" significa a presença do albinismo:
Etimologia:
A palavra albinismo deriva do latim albus, que significa branco. Também é conhecido como Hipopigmentação.
DESCRIÇÃO DA DOENÇA:
Nos indivíduos comuns/médios o organismo transforma um aminoácido chamado tirosina na substância conhecida por melanina. Para que haja produção de melanina deve
...