Celula introdução
Por: Lucas Alves • 6/8/2015 • Relatório de pesquisa • 420 Palavras (2 Páginas) • 701 Visualizações
Mitose
A mitose é célula que dá origem a duas outras com o mesmo número de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão realizada quando há reprodução assexuada é o que ocorre no crescimento do organismo e na regeneração de tecidos dos multicelulares.As fases da mitose são:prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase
Na prófase que é a primeira fase da mitose, os cromossomos se dissolvem,tendo como consequência o desaparecimento dos núcleolos, o suco acromático começa a se formar e a carioteca se desfaz, dispersando os componente nucleares no citoplasma.
[pic 1]
Foto: o nucléolo vai desaparecendo,o núcleo por sua vez, vai absorvendo água e inchando; a carioteca se rompe e não existirá mais separação entre o citoplasma e o material nuclear.
Metáfase
Na metáfase acontece a prófase e seu início é marcado pela separação da carioteca e liberação dos cromossomos, altamente dissolvidos,no citoplasma. Desde a interfase cada cromossomo encontra-se duplicado, constítuido por duas cromátides-irmãs mais intimidade unidas na região do centrômero.
[pic 2]
Foto: Após atingir a máxima capacitação da célula se encurtarão e passarão a localizar-se na região do plano mediano da célula.Inicia-se nesta etapa a duplicação dos centrômeros.
Anáfase
Na anáfase a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para polos opostos pelo encurtamento dos micrótubulos do fuso,esse encurtamento se dá pela liberação de moléculas de tubulinas no fim dos microtúbulos.
[pic 3]
Foto: as fibras que se dispõem no fuso começa a encurtar e os cromossomos-irmãos são puxados para os polos opostos da célula; a célula fica consideravelmente tretraplóide. Começar a desespirilação; a carioteca se reorganiza; os nucléolos aparece novamente, dessa vez nos novos núcleos celulares; as duplas de centríolos se encontram em seu local definitivo.
Telófase
Na telófase á medida que os cromossomos se dissolvem, bolsas membranosas prendem-sea eles e fundem-se entre si. reorganiza as duas membranas da carioteca, a lâmina nuclear reconstitui-se e os componentes dos poros nucleares que estavam espalhados no citosol, destribui a bolsa membranosa.
[pic 4]
Foto: os cromossomos começam a desespirilação; a carioteca se reorganiza; os nucléolos aparecerem novamente, dessa vez nos novos núcleos celulares; as duplas de centríolos se encontram em seu local definitivo.
* Citocinese – separação das células: ocorre na célula animal, de fora para dentro. As organelas se distribuem pelas duas células-irmãs. É então a fase da divisão do citoplasma, que pode iniciar já na anáfase, dependendo da célula.
...