Cinema Anos 80
Dissertações: Cinema Anos 80. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 281121 • 10/11/2013 • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 877 Visualizações
CONTEXTO HISTORICO DECADA DE 80
No mundo
A década de 80 foi um período de muita influencia para a historia do século XX. Foi nesta década que o mundo teve o maior avanço tecnológico, onde foram testados a maior parte dos recursos que usamos hoje.
Entre os acontecimentos do mundo podemos citar o suposto fim Guerra fria com a queda do muro de Berlim (1989) onde houve a união das duas Alemanhas. Na politica Margaret Thatcher é eleita como a primeira ministra do Reino Unido (de 1979 a 1990) e Ronald Reagan é eleito presidente dos Estados Unidos (de 1981 a 1989).
Em 1981 nos Estados Unidos a AIDS é observada pela primeira vez em pacientes usuários de drogas injetáveis e homens homossexuais.
De 1984 a 1985 houve uma crise na indústria de jogos eletrônicos no Ocidente, principalmente nos Estados Unidos. A crise ocorreu, devido o mercado estar lotado de jogos sem qualidade e na época o computador custava apenas 50 dólares a mais que um console o que fez com que os consumidores optassem pelo computador e deixassem os consoles de lado. Mas ainda em 1985 foi lançado o Nintendo no Japão o que com o sucesso aos poucos foi acabando com a crise.
Na religião houve o atentado contra o Papa João Paulo II (1981), quando ele entrou na Praça de São Pedro para discursar para uma audiência em 13 de maio de 1981, foi baleado e gravemente ferido.
Outro fato marcante foi a morte do cantor John Lennon. No dia 8 de dezembro de 1980 quando voltava para seu apartamento foi abortado por Mark David Chapman (que era fã dos Beatles) que disparou 5 tirou, onde 4 acertaram o cantor.
No Brasil
A década de 80 é considerada a década perdida no que se refere a economia brasileira. O Brasil passava por uma grade crise econômica, o crescimento do PIB estava cada vez mais baixo (era de 7% nos anos 70 caiu para 2% nos anos 80), houve também um aumento do déficit público por conta da divida externa que aumentava cada vez mais devido a elevação das taxas internacionais de juros.
Em 1984 ocorre o movimento Diretas Já, que foi um movimento politico com grade participação popular. Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira que estabeleceria as eleições diretas para presidente da Republica do Brasil.
Em 1985 Tancredo Neves é eleito de forma indireta para presidente do Brasil, mas devido a problemas de saúde morre antes de assumir o cargo, então assumi o vice presidente José Sarney, neste mesmo ano ocorre também o fim da ditadura militar no Brasil.
Em 1981 Rondonia e em 1988 Amapá e Roraima deixam de ser territórios e passam a ser estados da federação brasileira e também em 1988 é criado o estado de Tocantins.
Em 1984 entra em funcionamento a usina hidroelétrica Itaipu que é considerada a segunda maior usina geradora de energia do mundo
A história do cinema no Brasil na década de 80
Em outubro de 1982, a crise econômica do país piora com a falta de dinheiro para pagar a dívida externa. Falta dinheiro para que o consumidor brasileiro possa ir ao cinema, falta dinheiro para produzir filmes. A produção volta a cair. Os exibidores (donos de cinemas), assessorados pelos distribuidores estrangeiros, começam uma batalha judicial contra a lei da obrigatoriedade, e em muitas salas simplesmente param de passar filmes brasileiros. Metade dos filmes produzidos em 1985 foi de sexo explícito..
Graças à "Lei do Curta" (de 1975, mas aperfeiçoada em 1984), que obriga a sua exibição antes do longa estrangeiro, o curta-metragempassa a ser o único cinema brasileiro com acesso ao mercado. Assim, em todo o país surgem novos cineastas e novas propostas de produção, e os curtas brasileiros ganham vários prêmios internacionais.
Outro destaque da década é a produção de documentários de longa-metragem, também sem acesso ao mercado, mas refletindo sobre a história recente do país: Jango (1984), de Sílvio Tendler; Conterrâneos velhos de guerra (1989), de Vladimir Carvalho; e a obra-primaCabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho.
Filmes
Pixote a lei do mais fraco (1980) - Hector Babenco
"Dito, Lilica, Chico e Pixote - este de apenas dez anos -
...