Cirugias Gastroduodenais
Monografias: Cirugias Gastroduodenais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vannyliira • 11/4/2014 • 562 Palavras (3 Páginas) • 1.775 Visualizações
Principais cirugias gastroduodenais
1- Enterectomia
É a retirada cirúrgica de um segmento de intestino delgado e linfonodos contíguos, é realizada para tratamento do câncer do intestino delgado. A cirurgia consiste na retirada do segmento de intestino doente, com margens de intestino normal como segurança, em conjunto com os linfonodos (gânglios linfáticos) que drenam a região. É realizada uma emenda entre as extremidades do intestino que ficou (chamada anastomose). Esta “costura” pode ser realizada de forma manual ou através de grampeadores mecânicos.
SÍNDROMES PÓS-OPERÁTORIAS ALTERAÇÕES CONDUTAS NUTRICIONAIS
Trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar.
Vazamento na entero-entero anastomose.
Diarreia.
Raramente acontecem, a não ser que o intestino tenha ficado muito curto, o que provoca diarreia crônica e desnutrição.
A dieta é iniciada por via oral no 2o- 3o dia após a cirurgia, se o intestino estiver funcionando. Inicialmente o paciente começa ingerindo alimentos líquidos, progredindo para alimentos pastosos e sólidos
2- Gastrectomia
O objetivo é rever as participações mecânicas e químicas do estômago no aproveitamento do nutriente dietético, e as conseqüências nutricionais da gastrectomia.
A via de acesso ao estômago pode ser feita através de videolaparoscopia. O tratamento consiste na retirada cirúrgica total ou parcial do estômago, de um avental de gordura preso ao estômago chamado “epiplon” ou “omento” e dos linfonodos (gânglios linfáticos) ao seu redor. Estes linfonodos também são encontrados ao redor das artérias que levam sangue até o estômago, fígado e baço. Como podem estar afetados pela doença, devem também ser retirados (linfadenectomia radical D2). A extensão de estômago que precisa se removida depende da localização do tumor. Faz-se então uma emenda entre o que restou do estômago e o intestino delgado (gastrectomia subtotal) ou entre o esôfago e o intestino delgado (gastrectomia total).
SÍNDROMES PÓS-OPERÁTORIAS ALTERAÇÕES CONDUTAS NUTRICIONAIS
Trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar, sangramento, pancreatite aguda, fístula pancreática, vazamento na anastomose gastrojejunal. Devido à perda da capacidade de armazenamento do estômago, a quantidade de alimentos que o paciente é capaz de ingerir não é mais a mesma. Geralmente é necessária uma adaptação do hábito alimentar, onde menores porções de comida são ingeridas mais frequentemente. A perda de peso é frequente.
3- Gastrofundoplicatura
A cirurgia para a correção do refluxo gastroesofagiano está reservada para uma parcela de 5% a 10% dos doentes. São aqueles que apresentam sintomas de esofagite de refluxo por tempo prolongado, recorrente e cujo tratamento clínico, embora bem conduzido, acompanha-se de recidivas dos sintomas, demonstrando ser insuficiente para levar ao tão desejado alívio permanente.
SÍNDROMES PÓS-OPERÁTORIAS ALTERAÇÕES CONDUTAS NUTRICIONAIS
A ocorrência
...