Avaliação psicologica em pacientes submetidos a cirugia bariatrica
Por: Alex Nepomuceno • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.395 Palavras (10 Páginas) • 2.645 Visualizações
AVALIAÇÃO PSICOLOGICA EM CIRURGIA BARIÁTRICA ¹
Alexandrine Cunha Ribeiro ²
Antonio Alex Menezes Nepomuceno ²
Bruna Cristina Carvalho ²
Gabriela Sousa de Oliveira ²
Gladhys Pastrana Santos ²
Valmir Vasconcelos Moreira ²
Msc. Niamey Granhen Brandão da Costa3
RESUMO
O presente estudo de natureza descritiva tem como objetivo conhecer como se dá a avaliação psicológica no contexto hospitalar, e compreender a atuação do psicólogo no processo de avaliação psicológica na cirurgia bariátrica, levando em consideração a obesidade como um problema de saúde pública e psicológica. O profissional da Psicologia apresenta-se como parte da equipe multiprofissional responsável pela avaliação psicológica pré-operatória e pós – operatória do paciente. Para a coleta de dados foi feita uma entrevista semi-dirigida e questões elaboradas a dois profissionais da Psicologia. Metodologicamente ambas utilizando entrevista aberta, técnicas projetivas. Como resultado, foi possível observar a importância da Avaliação Psicológica em Cirurgia Bariátrica, a importância do Psicólogo, seus métodos e documentos emitidos que são regulamentados pela CFP e a ética Profissional.
Palavra Chave: Avaliação Psicológica, Cirurgia Bariátrica, Psicólogo,
[1]
INTRODUÇÃO
O presente estudo de natureza descritiva tem como objetivo conhecer como se dá a avaliação psicológica no contexto clínico, e compreender a atuação do psicólogo no processo de avaliação psicológica na cirurgia bariátrica, levando em consideração a obesidade como um problema de saúde pública e psicológica.
A cirurgia bariátrica é definida pela Associação Brasileira de Cirurgia Bariátrica como um conjunto de técnicas cirúrgicas, destinadas à redução ponderal e ao tratamento de doenças associadas e/ou agravadas pela obesidade. Vários são os fatores que motivam as pessoas a buscarem a cirurgia bariátrica, entre eles podemos destacar problemas de saúde relacionados à obesidade, padrões estéticos e o desejo psicológico de mudança como forma de resgatar a autoestima e até mesmo seu casamento, considerando ainda que a obesidade contribui para diversas doenças como: hipertensão arterial, afecções coronárias, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças degenerativas oestoarticulares, insuficiência cardíaca e respiratória, complicações nos tratamentos cirúrgicos, doenças no aparelho digestivo como refluxo gastroesofágico, câncer dentre outras, além de acarretar maior índice de acidentes pessoais, distúrbios psicológicos, psiquiátricos, assim como o sofrimento devido ao preconceito e à discriminação social.
Em razão disto, o referido trabalho é considerado relevante em razão do profissional buscar, através do saber da ciência da Psicologia, conhecer o estado emocional do paciente que irá irá submeter-se a cirurgia bariátrica e, se, realmente terá condições de passar por todo o processo, que irá desde a ida para o hospital até a superação que precisará ter para enfrentar as dificuldades e limitações de um pós-cirúrgico. Ainda é importante destacar, que em alguns casos descobre-se a necessidade de um acompanhamento psicológico para desvendar o sentido e significado do aumento de peso, que resultou numa intervenção cirúrgica, caso contrário, voltará a ganhar peso.
2. PSICOLOGIA E AVALIAÇÃO PSICOLOGICA.
2.1 CONCEITUAÇÃO
A obesidade é uma doença crônica de etiologia multifatorial, que e caracteriza pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo sob a forma de tecido adiposo (ADES e KERBAUY, 2002; ALMEIDA, LOUREIDO e SANTOS, 2002; SEGAK e FANDIÑO, 2002 apud CAVALCANTE, p.32, 2009)
Segundo Conselho Federal de Psicologia (2007), a avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda.
A avaliação psicológica tem o objetivo de identificar, junto ao paciente, os motivos pelos quais ele busca a intervenção cirúrgica no tratamento de obesidade. Para ele, a intervenção cirúrgica impõe a aceitação social e o sentimento de reencontro com sua identidade que está encoberta pelo excesso de gordura corporal (MAGDALENO, CHAIM e TURATO, 2009, p.74 apud BRAGION, s/d).
Ainda sobre a Avaliação Psicológica, segundo Meyer (s/d), o principal objetivo da avaliação psicológica é detectar a presença de possíveis distúrbios emocionais que poderiam prejudicar o sucesso da cirurgia no pós-operatório. Transtornos de humor e os transtornos do comportamento alimentar (depressão, episódios de ansiedade, o comer compulsivo) podem levar o paciente a novamente ter ganho de peso após a cirurgia. A capacidade psicológica do paciente de suportar as modificações impostas pela cirurgia será então avaliada neste momento pelo psicólogo.
2.2 O CONTEXTO CLÍNICO
As práticas da Avaliação Psicológica dentro do contexto clínico, tradicionalmente relacionado ao diagnóstico psicológico ou psicodiagnóstico. (PARANHOS E MERG, P.7, 2011). Psicodiagnóstico, de acordo com Jurema Cunha (2000 apud PARANHOS E MERG, p.7, 2011), trata-se de um processo que busca clarear uma situação, classificar por meio de um diagnóstico, descrever um comportamento e/ ou estabelecer um plano terapêutico, para isso, valendo-se de técnicas e testes psicológicos.
Assim, para o exercício da Avaliação Psicológica, em conformidade com a ética profissional e consciente da necessidade de humanização do processo, no âmbito clínico, e talvez em todos os âmbitos em que esta se insere, o avaliador deve, como bem lembra Tavares (2003, p. 125 PARANHOS E MERG, p. 7, 2011), estar habilitado no que diz respeito à perícia das estratégias eleitas (técnicas e testes psicológicos), levando em consideração as vantagens e limitações de cada uma e o conhecimento aprofundado das teorias que norteiam as mesmas. Desta forma, será possível assegurar de maneira efetiva a qualidade da Avaliação Psicológica e seu lugar na Psicologia, e, da mesma forma, estar em consonância com a responsabilidade do seu exercício no que se refere às repercussões para o sujeito e para a sociedade.
...