Classificação Dos Polímeros
Monografias: Classificação Dos Polímeros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leonardoernest • 18/2/2014 • 589 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS
Podem ser classificados como Naturais e sintéticos.
Polímeros naturais são polímeros que já existem normalmente na natureza. Dentre os mais importantes estão os carboidratos (celulose, amido, glicogênio etc), as proteínas (existente em todos os seres vivos) e os ácidos nucléicos (existentes no núcleo das células vivas e responsáveis pelas características genéticas dos seres vivos).
Polímeros sintéticos são polímeros fabricados pelo homem, a partir de moléculas simples. Dentre eles estão o nylon, o polietileno, o PVC etc. No setor de fibras têxteis, além de falarmos em fibras naturais (algodão, seda, juta etc) e artificiais (naylon, poliéster etc).
Os polímeros sintéticos se tornaram um grupo tão vasto de compostos que passaram a ser divididos ou classificados em três grupos menores, que são: polímeros de adição, polímeros de condensação e polímeros de rearranjo.
1. Polímero de adição: como o próprio nome diz, esses polímeros são feitos por meio da “adição” ou “soma” de unidades simples de monômeros todos iguais entre si. Para entender, imagine que um clipe, como o mostrado abaixo, corresponda a um monômero isolado. Então, o polímero de adição corresponderá a uma corrente feita por vários clipes iguais:
Todos os monômeros que formarão um polímero de adição devem possuir pelo menos uma dupla ligação entre carbonos, pois é a ligação pi (π) que será rompida, formando duas ligações simples e, por conseguinte, ocorrendo as ligações que formarão o polímero.
1.1 - Copolímeros: esse é um tipo especial de polímero de adição. A sua diferença consiste no fato de que ele é formado pela adição de dois ou mais tipos de monômeros. Usando a mesma analogia anterior do clipe, temos:
Conforme pode ser visto acima, eles podem adquirir uma estrutura regular ou irregular. A borracha sintética é um tipo de copolímero.
2. Polímeros de Condensação: ao contrário dos polímeros de adição, os polímeros de condensação são formados pela reação de monômeros diferentes. Além disso, ocorre a liberação de moléculas pequenas durante a reação, principalmente moléculas de água.
Visto que são diferentes, os monômeros devem apresentar grupos funcionais distintos também e não é necessária a dupla ligação entre carbonos.
3. Polímeros de Rearranjos: Políesses polímeros resultam da reação entre monômeros que sofrem rearranjo nas suas estruturas químicas, durante a reação de polimerização.
O exemplo mais comum de polímero de rearranjo é o poliuretano, usado principalmente em produtos feitos de espuma.
Os polímeros podem ser divididos em elastómeros, termoplásticos e termoendurecíveis.
Os elastómeros, que podem ter origem natural ou sintética, possuem um elevado grau de elasticidade, isto é, quando submetidos a uma tensão, mesmo que pequenas deformam-se significativamente. Esta deformação é reversível,
...