Coloração De Gram
Casos: Coloração De Gram. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianag • 10/11/2014 • 942 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
A Coloração de Gram é o método bacterioscópico direto mais importante e utilizado atualmente na microbiologia clínica. A técnica é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, classificando os microrganismos com base em suas características tintoriais, tamanho, forma e arranjo celular.
As bactérias são classificadas basicamente em dois grandes grupos no que se refere à composição da parede celular: Gram-Positivas e Gram-Negativas. As Gram-Positivas possuem uma espessa camada de peptideoglicano e ácido teicóico, e as Gram-Negativas, uma fina camada de peptideoglicano, sobre a qual se encontra uma camada composta por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos.
O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-Positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as bactérias Gram-Negativas extraem os lipídeos, resultando uma porosidade ou permeabilidade aumentada da parede celular. As bactérias Gram-Positivas coram-se de roxo (púrpura) e as bactérias Gram-Negativas coram-se de rosa (vermelho).
2- OBJETIVOS
- Aprender a preparar esfregaço de bactérias.
- Realizar a técnica de Coloração de Gram.
- Comparar a estrutura da parede celular das bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas ao microscópio.
- Permitir a observação da morfologia bacteriana e fornecer informações a respeito do comportamento do seu material celular diante dos corantes de Gram.
• Compreender a importância dessa coloração para microbiologia clínica.
• Compreender cada etapa do processo de coloração, bem como a função de cada
substância utilizada.
3- MATERIAIS
- Placa de Petri contendo crescimento bacteriano
- Lâminas para preparação do esfregaço
- Alça de platina
- Bico de Bünsen
- Bateria de corantes para o Gram
4- METODOLOGIA
Preparo dos esfregaços
- Para material em meio líquido (cultura bacteriana líquida):
• Com auxílio da alça de inoculação previamente esterilizada, colocar 2 - 3 alíquotas da amostra em uma lâmina de vidro.
• Espalhar bem sobre a superfície da lâmina, fazendo movimentos circulares.
• Flambar a alça na chama do bico de gás antes de recolocá-la em seu lugar.
- Para material em meio sólido (culturas bacterianas em placa):
• Com auxílio da alça de inoculação, previamente esterilizada, coletar uma pequena alíquota da cultura bacteriana em uma lâmina de vidro.
• Espalhar bem sobre a superfície da lâmina, fazendo movimentos circulares.
• Flambar a alça na chama do bico de gás antes de recolocá-la em seu lugar.
Fixação dos Esfregaços
• Após a secagem, fixar os esfregaços, passando as lâminas cerca de 3 vezes sobre a chama do bico de gás.
• Deixar esfriar e corar.
Coloração de Gram
As placas e o tubo de ensaio com o material a ser analisado, foram previamente preparadas pela professora Elisângela contendo Cocos Gram Positivos e Negativos e Bacilos Gram Positivos e Negativos.
Com o bico de Bünsen aceso, na proximidade da chama, utilizou-se uma alça de platina para coletar amostra e fazer o esfregaço na lâmina. Após, foi feita a fixação dos esfregaços, passando as lâminas cerca de 3 vezes sobre a chama do bico de gás.
Deixou-se esfriar e iniciou-se o processo de coração das lâminas.
Cobriu-se a lâmina com corante
...