Como Essa Relação Interfere (positiva Ou Negativamente) No Desenvolvimento Do Processo Educacional E No Desempenho Dos Alunos
Artigos Científicos: Como Essa Relação Interfere (positiva Ou Negativamente) No Desenvolvimento Do Processo Educacional E No Desempenho Dos Alunos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Augusto84 • 9/11/2014 • 498 Palavras (2 Páginas) • 950 Visualizações
1.Como essa relação interfere (positiva ou negativamente) no desenvolvimento do processo educacional e no desempenho dos alunos?
Os aspectos positivos que interferem no processo educacional e no desenvolvimento dos alunos, devem proporcionar condições para os educadores e família observando o problema na prática, apresentando reflexão, visando ajudá-los a superar o problema que interfere no desempenho dos alunos, pois necessita ser resolvido através de princípios da socialização. No entanto a participação das famílias pode contribuir para valorização da escola e da criação de hábitos de estudos diários em casa, contribuindo para um melhor aproveitamento dos alunos. E o melhor meio de se fazer isto, é fazer a família participar do Projeto Político-Pedagógico, para que os pais ou responsáveis se sintam tranqüilos quanto à aprendizagem de seus filhos. Assim a ligação entre família-escola será promissora para toda a comunidade escolar.
2. Considerando a realidade observada e os textos que você leu que melhorias ou mudanças você proporia?
Avaliando a realidade observada, proporia maior interação entre os envolvidos, por acreditar que essa interação é de fato a base para o sucesso e avanços da aprendizagem, interação essa que aconteça e que cada um assuma o seu papel e compromisso. O professor deve-se abrir a novas estratégias que possibilitem a troca de conhecimentos e a interdisciplinaridade. Para a escola ser uma escola de qualidade devemos sempre inovar, procurar vários métodos de ensino e isso requer mudanças.
Porém nesta ânsia por ampliar as condições de melhora no processo ensino-aprendizagem, é preciso que algumas atitudes sejam adotadas, as quais podem ser assim descritas:
- Promover a criação e a sustentação de um ambiente propício à participação dos profissionais da educação, os alunos e pais.
- Promover um clima de confiança entre todos os envolvidos.
- Valorizar as capacidades e aptidões dos participantes.
- Estabelecer demanda de trabalho centrado nas ideias e não em pessoas.
- Desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto.
- Enfatizar a importância dos resultados alcançados pelos alunos e manter um clima escolar positivo à solução de problemas.
- Promover a capacitação de professores e pais, mantendo-os motivados.
- Estabelecer na escola um sentido comum, de cumplicidade, de família, no desenvolvimento dos objetivos educacionais.
- Criar oportunidade para frequentes trocas de ideias, de inovações e criação conjunta no trabalho.
- Orientar as ações pedagógicas para que, conjuntamente, promovam a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional do professor somando-se todo este espectro a uma ação para com os pais.
Enfim, os fatores acima destacados só terão seu sucesso se a escola viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação da família para refletir os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações
...