TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos gerais de microbiologia

Abstract: Conceitos gerais de microbiologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Abstract  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

1) Plasmídeo, núcleo, membrana celular e ribossomos.

Funções: Plasmídeo: protege a célula da ação antibiótica, se autoduplicam, independentemente dos cromossomos.

Núcleo: Onde está localizado o DNA da célula. Tem a função de armazenar todas as informações genéticas.

Membrana celular: defesa e na produção de energia

Ribossomos: responsável pela aparência rugosa que a célula possui

2) Peptidoglicano. Proteção contra lise osmótica e manutenção da forma.

3) A Gram positiva possui 90% de Peptidoglicano e Gram negativa possui somente 5% de Peptidoglicano. E a Gram negativa possui membrana externa (Fosfolipídios e lipopolissacarídeo).

4) È uma toxina que é a parte integrante da parede celular da bactéria. São encontradas no interior da membrana externa (associada à Gram negativa).

5) Os Pilis comuns (fimbrias) são estruturas que servem para adesão e os Pilis sexuais são exclusivos da Gram – e fazem a transferência de plasmideos.

6) A divisão binária é o método de reprodução bacteriana, na qual uma única célula se divide dando origem a duas células idênticas. E o tempo de geração binária é o tempo necessário para uma célula se dividir.

7) São quatro fases, sendo elas: fase lag, fase log, fase estacionária e fase de morte celular. FASE LAG: Período que ocorre pouca ou ausência de divisão celular, podendo se estender por uma hora ou vários dias. FASE LOG: Fase de crescimento. Período que a reprodução celular é constante. FASE ESTACIONÁRIA: Período em que o número de morte celular é o mesmo que número de células novas, tornando-se assim estáveis. FASE DE MORTE CELULAR: Fase onde o número de células mortas excede o de células novas.

8) Existem dois tipos de respiração. Respiração Aeróbia e Respiração Anaeróbia, que são classificadas em: Aeróbios Estritos, Aeróbios facultativos e Aeróbios microaerófilos. Aeróbios estritos: sobrevivem somente na presença de oxigênio. Aeróbios facultativos: sobrevivem com sem oxigênio (fermentação). Aeróbios microaerófilos: sobrevivem somente com 5% de oxigênio (afinidade).

9) Produção de radicais oxigenados altamente reativos.

10) Nucleióde e cromossomo bacteriano.

11) Os plasmídeos são moléculas circulares de DNA que estão separadas de DNA cromossômico. E os cromossomos é uma longa seqüência de DNA que contém vários genes.

12) Transformação, transdução e conjugação.

Transformação: Captação do DNA livre no meio por célula componente. Transdução: O DNA é transferido entre células por um vírus.

Conjugação: Transferência de material genético (plasmídio) que requer contato entre as células.

13) A conjugação, pois possui o processo de transferência de DNA de uma bactéria para outra, envolvendo o contato entre as duas células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com