Contabilidade
Trabalho Escolar: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biascu • 19/11/2013 • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 997 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Contabilidade Aspectos Relevantes Da Epopeia De Sua Evolução
Contabilidade Aspectos Relevantes Da Epopeia De Sua Evolução
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Outras
Enviado por: leide 15 abril 2013
Palavras: 1770 | Páginas: 8
Contabilidade Aspectos Relevantes da Epopéia de sua Evolução
Referencia bibliográfica da Obra:
Sergio de Iudicibus
Professor Emérito da FEA/USP
Eliseu Martins
Professor Titular do Departamento de Contabilidade e Atuaria – FEA/ USP
L.Nelson Carvalho
Professor Doutor do Depto de Contabilidade de Ataria – FEA/USP
01.Introdução
A Contabilidade é uma ciência que produz conhecimentos essenciais na formação dos agentes que tomam as decisões nos mais diversos escalões, buscando dentro dos processos e dos acontecimentos dos fatos econômicos -financeiros e, segundo os paradigmas de uma metodologia específica, própria e potencializada pelo raciocínio cientifico.
Assim sendo, a pedra fundamental que sustenta e mantém a grande construção chamada “Contabilidade” pode ser definida como: contabilidade perseguindo, relatando e respeitando a essência dos acontecimentos econômicos que captura e mede.
A capacidade de capturar em primeiro momento as ocorrências dos eventos econômicos que geram alteração no estado de riqueza daquela, na seqüência de dar um preço e por ultimo fazer a comunicação dos efeitos dos fatos ocorridos.
Para que a contabilidade possa mensurar, dar um valor e expressar os efeitos toma emprestados alguns conceitos e princípios de outras disciplinas, tais como: do Direito, da Economia, da Matemática e da Ciência da Informação.
Através de um crescimento lento nasce a escrituração, na sua seqüência a Ciência Contábil e por ultimo a doutrina contábil.
Não podemos esquecer que a Contabilidade, como ciência, precisa buscar uma solução para as questões práticas na vida real das organizações e das entidades, servindo como instrumento de accountability, de avaliação da entidade e de seus gestores, da prestação de contas destes e como insumo básico para a tomada de decisões dos agentes econômicos, tanto interno quanto externos à entidade.
A urgência na procura de modelos que sirvam para a solução de problemas reais somente pode acelerar o desenvolvimento da Contabilidade
Podemos afirmar que a Contabilidade é um produto do Renascimento Italiano. As forças que conduziram a essa renovação do espírito humano foram ás mesmas que criaram a Contabilidade.
Na verdade, a Contabilidade como hoje a conhecemos (como sistema de escrituração e posteriormente de informação), pois suas formas mais rudimentares já se evidenciavam há muito mais tempo.
A Contabilidade, antes de ser considerada uma ciência, foi nos seus primórdios (lá nas cidades do norte da Itália, como: Gênova, Veneza, Pisa e Florença), um sistema completo de escrituração. O método das partidas dobradas escritas em 1494 pelo Frei Luca Pacioli, já era utilizado conforme registros datados de 1340 na cidade de Gênova.
02. Uma Gestão de Risco
A Contabilidade, com sistema de escrituração e como hoje a conhecemos, surgiu através do processo de interação e integração de um grande número de eventos, fatores históricos, com a participação de várias civilizações e vários povos, como exemplo: os Fenícios, Persas, Gregos, os antigos habitantes do Iraque e da Roma, tos foram e são importantes para explicar a fase embrionária da Contabilidade, antes da Renascença Italiana.
Houve uma grande influência dos árabes, de maneira geral, a partir do século VII que foram também influenciados pelos Indianos, trazendo o conceito de zero e de toda a lógica aritmética e algébrica, culminando com todo o sistema arábico. Inclusive foram os Árabes que escreveram em 1202, o Líder Abaci, um precursor dos livros de escrituração que estavam por vir, principalmente, da obra de Luca Pacioli.
Tivemos a invenção de uma vela triangular, vela italiana, que facilitou, por suas características técnicas, a área dos descobrimentos, muito importante para florescer da escrituração.
O trabalho publicado por pacioli enquadra com muita precisão, o método contábil como um dos capítulos de um livro de aritmética geometria e algébrica. Não há uma identificação de quem efetivamente inventou o método das partidas dobradas, mas não há duvidas que Pacioli emprestou um alto significado matemático.
Na época do aparecimento das partidas dobradas e, crê-se, até mesmo na época do Pacioli, ainda não se conhecia o conceito de número negativo. A partir daí houve surgimento de uma da força do método, representado pela figura da dualidade débito/crédito, ou seja, os escritores da época desenvolveram ao seu modo, uma espécie de nova teoria matemática com a figura do saldo devedor e credor para suprir o que faltava. O saldo devedor e credor não chocavam o conhecimento da época ainda que não aceitava a existência de valores negativos para representação de qualquer coisa concreta.
Assim sendo, vem a pergunta: O que é Contabilidade?
A maioria dos autores procura definir a Contabilidade pelo o que ela é, pelo que ela faz e realiza, mas tal definição peca por restringir as potencialidades desse campo de conhecimento.
De qualquer forma, do que foi tratado, ressalta, clara e cristalina, a ligação entre as necessidades prementes derivantes da atividade econômica e o desenvolvimento de respostas contábeis.
03. Contabilidade: Nasceu Gerencia ou Financeira?
È importante entender o que se conhece da evolução da Contabilidade,
...