Descoberta e Desenvolvimento dos Fármacos
Por: Anderson Moura • 9/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 791 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
Descoberta e desenvolvimento dos fármacos
A descoberta de um fármaco é um processo altamente focalizado e gerenciado, sendo realizada por cientistas contratados para este propósito.
Estágios de um projeto
- Descoberta do fármaco, moléculas candidatas são escolhidas com base em suas propriedades farmacológicas.
- Desenvolvimento pré-clínico, realização de ampla variação de estudos não humanos (ex. teste de toxicidade, análise farmacocinético e formulação).
- Desenvolvimento clínico, com o composto selecionado é testado em relação a sua eficácia, aos efeitos adversos e perigos potenciais em voluntários e pacientes.
1º COMPONENTE= DESCOBERTA DO FÁRMACO
-Depois de planejar o projeto para descoberta de um novo fármaco. Por onde começar? Selecionando o alvo
1º FASE= NA SELEÇÃO DO ALVO
- A sabedoria biológica convencional, com base em rico fundo de conhecimento sobre os mecanismos das doenças e vias de sinalização química, mantém a base para a constante escolha de alvos.
- Os alvos devem ser atingíveis e válidos.
- São com poucas exceções, proteínas funcionais (ex. receptoras, proteínas transportadoras, enzimas).
- O fator limitação são fatores como surgimento de efeitos adversos inesperados durante os testes químicos, custo e a complexidade do desenvolvimento do fármaco com relação aos recursos econômicos e obstáculos regulatórios.
2º FASE= PROCURA PELO COMPOSTO GUIA
- Depois de decidir o alvo bioquímico e a viabilidade do projeto já foi avaliada, o que fazer? Encontrar compostos-guias.
COMO É FEITO O ESTUDO? E O SISTEMA?
- Clonagem da proteína alvo, sendo essencial que se otimize para a atividade em seres humanos devido a variável entre as espécies.
- Um sistema de ensaio deve ser criado em forma de placa com vários poços, por razão de velocidade e economia.
- O sistema deve ser capaz de mensurar a atividade funcional da proteína-alvo, funcionar automaticamente e se possível com leitura óptica (fluorescência ou absorção óptica).
- A analise aleatória é frequentemente bem-sucedida em compostos guias que apresentam uma atividade farmacológica apropriada e são passiveis de modificações químicas adicionais.
- O problema da análise aleatória é que muitos dos acertos vem a ser compostos com características adversas, tais como peso molecular elevado, polaridade excessiva e presença de grupamentos relacionados com a toxicidade.
- A ré-valia computadorizada das bibliotecas de compostos é usada frequentemente para eliminar compostos com grupamentos tóxicos.
** Instalações com controle robótico tornaram-se padrão para inicio da maioria de projetos que visam ao descobrimento de fármacos, podendo assim testar dezenas de milhares de compostos por dia. Para manter esses robôs funcionando é necessária uma ampla biblioteca de compostos.
**A atual tendência da química combinatória permite que varias centenas ou milhares de compostos relacionados possam ser analisados simultaneamente.
PRODUTOS NATURAIS COMO COMPOSTOS GUIAS
- São derivados principalmente de fungos e plantas e comprovaram ser fonte de novos agentes terapêuticos, particularmente no campo dos fármacos anti-infecciosos, anticancerígenos e imunossupressores (ex. penicilina, estreptomicina).
- Tem função protetora específica capazes de reconhecer moléculas-alvo vulneráveis em organismos inimigos e competidores.
- Os fungos são mais apropriados, por serem ubíquos, altamente diversificados e fáceis de coletar e cultivar em laboratório.
- Os compostos obtidos de plantas, animais e organismos marinhos, são mais trabalhosos para se produzir comercialmente. A principal dificuldade é que, frequentemente, são moléculas complexas difíceis de sintetizar ou modificar pela química sintética convencional, de forma que otimização seja difícil e a produção comercial dispendiosa.
3º FASE= OTIMIZAÇÃO DO GUIA
- Tem como objetivo aumentar a potência do composto e otimiza-lo com relação a sua seletividade e estabilidade metabólica e identificar um ou mais fármacos candidatos adequados para o desenvolvimento adicional.
...