TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do ponto de fusão.

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Relatório – Experimento 02

Curso: Biomedicina                                                                                            Fase:

Disciplina: Química Orgânica

Professor: Jeane de Almeida do Rosário

Equipe: Alessandra Marcon Milioli, Ana Clara Angeloni Martins, Juliana Pasini de Souza, Thanielly Thais de Oliveira Sardinha.

Título: Determinação do ponto de fusão.

Objetivos: Este experimento tem como objetivo identificar o ponto de fusão dos elementos propostos.

Descrição do Experimento: Colocamos aproximadamente 1 cm de α-naftol em um tubo capilar e compactando a amostra através de um tubo de vidro grande. Unido a um termômetro por meio de um elástico e abaixo contendo um béquer com vaselina líquida, ocorreu o aquecimento dessa. Após certo tempo, a cápsula magnética ficou em constante agitação, apresentando assim os primeiros sinais líquidos e determinando a temperatura 1 e posteriormente a temperatura 2.

Dando continuidade ao experimento e utilizando o mesmo método anterior, adicionamos agora o ácido benzóico, obtendo também a temperatura 1 e em seguida a temperatura 2.

Para finalizar o experimento colocamos em um tubo capilar a mistura de α-naftol e ácido benzóico. Em seguida largamos o capilar em um tubo de vidro grande na posição vertical para assim compactar a amostra. Feito isso, com um béquer contendo vaselina junto com uma cápsula magnética, encostamos a parte inferior do termômetro para obter a temperatura 1 e 2 da mistura.

Resultados e Discussão:

Amostra

T1

T2

Observações

α-Naftol

86º

92º

-

Ácido Benzóico

76º

200º

-

Mistura 1:1

70º

90º

Não houve liquefação total

 O ponto de fusão obtido no experimento para o α-Naftol no T1 foi 86°C e em T2 92°C. Para o Ácido Benzóico apresentou 76°C no T1 e 200°C em T2. Na mistura desses dois compostos em T1 o ponto de fusão foi 70°C e T2 90°C. Na literatura o ponto de fusão apresentado para o α-Naftol e de 94°C – 96°C; para o Ácido Benzóico 122°C – 123°C. A substância pode não ter sua natureza totalmente pura havendo outros compostos oriundos da extração da substância dos compostos.

Quanto mais organizado a estrutura do composto maior será seu ponto de fusão e quanto mais desorganizado sua estrutura menor será seu ponto de fusão.

Para uma substância pura todo o processo ocorrem sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo, por isso as substâncias isoladas apresentou maior ponto de fusão. A  mistura de duas ou mais substâncias as temperaturas de fusão não se mantêm constantes ao longo da transformação, variando do início até o final da mudança de estado, apresentando assim menor ponto de fusão.

Referências:

RUSSELL, John B. Química Geral. São Paulo. Editora: Pearson, 1994. P. 1102-1199.

USP. Introdução às técnicas de determinação de constantes físicas de compostos orgânicos. Disponível em: http://graduacao.iqsc.usp.br/files/Pr%C3%A1tica-1.pdf . Acesso em: 01 abril 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com