Diferença De Bitmap E Vetor
Exames: Diferença De Bitmap E Vetor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaelM06 • 20/3/2015 • 419 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Imagens Bitmap
Imagens bitmap são construídas com a formação de quadrados muito pequenos. A imagem consiste em centenas de linhas e colunas de pequenos elementos. Cada elemento chama-se pixel (abreviatura de picture element). O olho humano não é capaz de ver cada pixel individualmente, ficando então com a percepção de uma imagem com suaves gradações.
O número de pixels necessários para obter uma boa imagem depende do uso desta imagem. Cada pixel tem uma coordenada, e o conteúdo deste pixel é gravado e salvo no arquivo.
As imagens bitmap (mapa de bits), são tal como o nome indica, uma coleção de bits que formam uma imagem. A imagem consiste numa matriz de pontos individuais (ou pixels) em que cada um tem a sua própria cor (descrita usando bits, a mais pequena unidade de informação para um computador).
Quando tentamos alargar ou aumentar (em escala ou aleatoriamente) o bitmap, um problema acontece, o arquivo modificado em tamanho/ imagem, somente alarga o tamanho do pixel, o que resulta no efeito de "pixelização" da imagem. A imagem fica pixelada. No caso de imagens com 16 milhões de bits elas produzem desfoque e áreas quadriculadas, uma pixelização bem suave. De qualquer forma há perda de qualidade.
Existem alguns programas próprios para esse tipo de imagem, como o Photoshop (.PSD), CorelPhotoPaint (CTP), CorelPainter (RIF), Picasa, Gimp além de outras extensões. As mais conhecidas são: .TIFF (Tagged Image File Format) e .JPG ou JPEG (Joint Photographic Experts Group), GIF (Graphics Interchange Format), PNG (Portable Network Graphics), BMP (Windows Bitmap)
Imagem Vetorial
Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de construções geométricas de formas, diferente das bitmap (mapa de bits) construídas por uma unidade básica. Uma imagem desenvolvida em um programa vetorial é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. O programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento. Portanto, diferentemente da imagem bitmap, a imagem vetorial aparece suave tanto em 100% como em 800%. Outra diferença entre imagem bitmap e vetorial é que em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas (chapado), um programa vetorial utiliza pouca informação, não tendo que armazenar dados para cada pixel.
Assim como o bitmap, as imagens vetoriais tem programas específicos. Os mais usados são o
CorelDRAW (.CDR), ILLUSTRATOR (.AI) e FREEHAND (.FH), além de outras extensões como Windows Metafile (.WMF), Scalable Vector Graphics (.SVG) e AUTOCAD (.DWG/DWF).
Referência bibliográfica:
http://www.olhonudesign.com.br
http://www.slideshare.net/danielsoto/imagem-digital-vetor-e-bitmap
...