Divisão celular e duplicação do DNA
Por: Vanessa França • 2/3/2017 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
A divisão celular é um processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à espécie. Este processo faz parte do ciclo celular.
Mitose é quando a célula-mãe se divide originando duas células-filhas com o mesmo (46) numero de cromossomos da espécie;
Meiose é quando a célula-mãe se divide originando quatro células- filhas com metade (23) do numero de cromossomos da espécie.
Significado das siglas DNA e RNA, são siglas de origem inglesa que no portugues fica:
DNA_ Ácido Desoxiribonucleico
RNA_ Ácido Ribonucleico
No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. À medida que as bases vão sendo expostas, nucleotídeos que vagam pelo meio ao redor vão se unindo a elas, sempre respeitando a especificidade de emparelhamento: A com T, T com A, C com G e G com C. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em seqüência e formam uma cadeia complementar dobre cada uma das cadias da molécula original. Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela.
DNA_ pode sofrer duplicação e transcrição do RNA
Tem as bases A, C, G e T ( Adenina, Citosina, Guanina e Timina)
RNA_ Sofre "tradução" em proteínas
Não se duplica
Tem as bases A, C, G e U ( Adenina, Citosina, Guanina e Uracila)
...