Erupção Dentaria
Ensaios: Erupção Dentaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathlua • 17/11/2014 • 454 Palavras (2 Páginas) • 2.839 Visualizações
Erupção dentaria: A erupção dentária é conhecida como um fenômeno que tendem a induzir os dentes a tomarem os seus devidos lugares nos processos alveolares das maxilas e da mandíbula.
Existem três tipos de movimentação dentária: Pré-eruptivo, Eruptivo, Pós-eruptivo.
• O movimento dentário pré-eruptivo: Ocorre quando há o aumento em largura das maxilas e da mandíbula fazendo com que os germes dos dentes movimentem-se para fora e para cima ou para baixo, dependendo da arcada a que pertencem.
• O movimento dentário eruptivo: O dente move-se de sua posição intraóssea na maxila ou mandíbula, até sua posição funcional em oclusão (movimento de direção axial ou oclusal).
• O movimento dentário pós-eruptivo: Esse movimento mantém o dente erupcionado em posição, enquanto maxila e mandíbula permanecem se desenvolvendo (compensam o desgaste oclusal e proximal).
Existem três fases da erupção dentária: Pré-eruptiva: Movimentação total do germe; crescimento excêntrico do germe; Eruptiva: Formação de raízes, do ligamento periodontal e da junção dento-gengival. Pós-eruptiva: movimento axial do dente
Rizólise: O fenômeno da rizólise dos dentes decíduos é um processo normal de reabsorção radicular, caracterizada pela destruição gradativa dos tecidos dentários duros emoles.
Mecanismo de reabsorção: A reabsorção da raiz (cemento e dentina) ocorre por atividade dos odontoclastos, quando suas células excretam enzimas lisossômicas que desagregam a matéria orgânica do tecido mineralizado.Com a reabsorção do cemento, dentina e osso, o tecido periodontal se desorganiza por completo (desorganização de suas fibras), perdendo toda sua característica. Os feixes fibrosos principais soltam-se do osso alveolar, e o cemento é reabsorvido. Os vasos sanguíneos são comprimidos favorecendo a reabsorção, sendo a polpa a última estrutura atingida, não apresentando papel efetivo na esfoliação. Associa-se a erupção do dente permanente sucessor como fator principal desencadeante da reabsorção do dente decíduo, mais deve-se também considerar como fatores desencadeadores o crescimento da face e dos ossos maxilares e o aumento das forças mastigatórias, que podem afetar o periodonto de inserção. A reabsorção das raízes dos dentes decíduos é um requisito prévio para a erupção normal dos dentes permanentes. No entanto, a reabsorção não é um processo contínuo, mais sim interrompido por processos de repouso, e nesse período de repouso as estruturas adjacentes às raízes se reorganizam. Há reorganização das fibras do periodonto durante essa fase de repouso, e só depois ocorre a reabsorção ativa. É essa fase de repouso que possibilita a permanência do dente decíduo até o momento da esfoliação. Nos dentes unirradiculares, os germes dos dentes permanentes encontram-se por lingual e apical do antecessor decíduo, já nos multirradiculares encontram-se próximos da posição inter-radicular.Durante a fase final da esfoliação do dente decíduo, ocorre a migração do epitélio da junção dento gengival e do epitélio gengival para a superfície interna da coroa em processo de reabsorção, o que provoca um sangramento mínimo após a esfoliação
...