Esquema biológico
Seminário: Esquema biológico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucilenemaria28 • 1/10/2013 • Seminário • 653 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada em grupo e postada por um de seus membros, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações rea
Jean Piaget, professor da Universidade de Genebra, é sem dúvida o autor e o teórico mais produtivo deste século, no que se refere ao desenvolvimento da criança. Nascido em 1896, Piaget doutorou-se, em 1918, em ciências biológicas. No entanto, mesmo nessa época estava interessado em processos de desenvolvimento. A partir de suas experiências com testes e do estudo do processo de raciocínio de crianças criou sua primeira pesquisa sobre psicologia do desenvolvimento, publicada em 1921. Depois, foi-lhe oferecido o cargo de diretor de estudos no Instituto Jean Jacques Rousseu de Genebra; a partir de então, continuou nesse cargo. Piaget tem também o principal cargo no centro de Epistemologia Genética de Genebra. Sob sua direção, surgiram volumes seguidos de pesquisas empíricas e discussão teórica, muito dos quais confirmando resultados que eram, não apenas originais, mas tão surpreendentes que chegavam a ser quase inacreditáveis.
Nos Estados Unidos, por volta de 1930, houve uma onda de interesse por seu trabalho, depois esse interesse diminui durante aproximadamente vinte anos, antes de ser revivido por volta de 1955. Atualmente, existem muitos trabalhos de pesquisa, estimulados por suas idéias teóricas ou por suas provocantes descobertas empíricas.
Esquema biológico
A forma de Piaget estudar os problemas da psicologia reflete sua formação em biologia. No entanto, isso não significa que busque explicações fisiológicas do comportamento humano. Na realidade, em seus trabalhos parece não ter preocupação com a possível base fisiológica dos mecanismos psicológicos por ele supostos. Sua formação biológica revela-se de outra forma.
Um dos interesses centrais da biologia é a explicação da adaptação e desenvolvimento das estruturas biológicas. Para um naturalista, é ao mesmo tempo, evidente e extraordinário observar como as várias espécies da fauna e da flora são bem ajustadas para atender as exigências ambientais de seu habitat e para explorar os recursos deste. O mais extraordinário é observar a forma pela qual as estruturas adaptativas muitas vezes se desenvolvem, a partir do material mais inverossímil. Por exemplo, as partes curiosamente conformadas de nossos corpos, que denominamos ouvidos, são muito importantes para nos ajudar a localizar a direção de onde vem o som. Sabemos que se desenvolveram, através da evolução, de um dos arcos da guelra do peixe. Esse engenhoso uso de uma estrutura que tem uma função, para objetivo muito diferente, depois de a função original ter ficado obsoleta, certamente parece uma solução inteligente do problema. Um biólogo deve perguntar: como é que ocorre essa adaptação inteligente? Um biólogo que se tomou psicólogo está, por sua experiência, sensibilizado para a existência de tipos semelhantes de mecanismos adaptativos nos seres humanos.
Os biólogos também ficam impressionados com as inter-relações complexamente padronizadas entre a flora, a fauna e os recursos de uma região. Tudo ocorre como se houvesse algum tipo de pressão, para que uma espécie se desenvolvesse, a fim de preencher qualquer nicho no ambiente que poderia permitir a vida.
...