Esteroides, Colesterol
Artigo: Esteroides, Colesterol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rcm_rafael • 24/8/2014 • Artigo • 447 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Os esteróides são uma classe de compostos que possuem em comum uma mesma estrutura de hidrocarboneto que contém 17 átomos de carbono ligados na forma de quatro ciclos, como mostra o esquema abaixo.
A diferença de um esteroide para o outro está nos grupos funcionais que se ligam a esse núcleo central, que podem ser álcoois, ésteres, enóis, cetonas, ácidos carboxílicos etc. Os esteroides naturais mais importantes são o colesterol e seus derivados, como os hormônios sexuais feminino e masculino, o estradiol e a testosterona, respectivamente.
• Não apresentam funções ésteres como a maioria do lipídios
• Apresentam, porém, grupos funcionais diversos (álcool, cetona, enol, ácido carboxílico etc.).
• Alguns exemplos importantes de esteróides de ocorrência natural são o colesterol e os hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estradiol). Quantidades bem pequenas dessas substâncias apresentam uma grande atividade biológica no organismo humano.
Colesterol.
• O colesterol é um álcool secundário, monoinsaturado, de aspecto gorduroso, que serve de base a centenas de processos químicos desenvolvidos no organismo.
• Todas as células do corpo humano, principalmente as do fígado e do intestino, podem sintetizar o colesterol, que também pode ser obtido por meio da alimentação. É encontrado em carnes, nata, manteiga e ovos. Quanto mais colesterol o corpo absorve da dieta, menos ele produz e vice-versa.
• O colesterol também é encontrado no cérebro e no tecido nervoso, onde forma parte da mielina, a membrana estável que reveste as células nervosas.
• O colesterol é insolúvel em água. Para ir de um tecido a outro pelo plasma sangüíneo (meio aquoso), o colesterol é transportado na forma de lipoproteínas plasmáticas, que são micelas ou agregados esféricos que contêm colesterol e lipídios no centro (hidrófobos) cercados de proteínas na superfície ( hidrófilas ).
Testosterona: Principal hormônio sexual masculino cuja fórmula é:
A testosterona possui função mista (álcool e cetona).
Ela é muito importante no organismo masculino, pois promove e mantém a produção de espermatozoides e de características masculinas, tais como barba, músculos e voz grossa. Sua produção se dá pelas três glândulas esteroidais, que são: córtex adrenal, testículos e ovários.
Os esteroides anabolizantes são compostos (sintéticos ou naturais) derivados da testosterona, que aumentam a força e a massa muscular do indivíduo. Eles podem ser usados para combater alguns problemas no organismo.
• Estradiol: O estradiol é o principal hormônio sexual feminino produzido pelos ovários, que é a base dos estrógenos (outros hormônios sexuais femininos, tais como a progesterona).
Sua fórmula estrutural é dada por:
Algumas de suas funções são regular o ciclo menstrual feminino, a ovulação, o comportamento feminino, aumentar a síntese de proteínas no útero, vagina e glândulas
...