Colesterol
Trabalho Escolar: Colesterol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elenziita • 26/5/2013 • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 2.134 Visualizações
Introdução
O colesterol é um lípido (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo. O colesterol é transportado no sangue por moléculas que se chamam lipoproteínas, e que podem ser de três tipos principais: Lipoproteína de baixa densidade (LDL) - “colesterol mau” – pensa-se que é a causa de doenças arteriais. A LDL transporta o colesterol do fígado para as células e, se houver demasiado colesterol para uso das células, este pode ficar acumulado, o que é prejudicial. Lipoproteína de alta densidade (HDL) - “colesterol bom” – pensa-se que evita doenças arteriais. A HDL leva o colesterol das células para o fígado, onde é processado e eliminado. Os trigliceridos são produzidos pelo fígado e encontram-se nos lacticínios, na carne e nos óleos para cozinhar. O risco de ter os valores de trigliceridos elevados aumenta se tiver excesso de peso peso e se tiver uma alimentação rica em gorduras.
Justificativa
A escolha deste assunto colesterol, se deu devido nossa percepção neste meio tempo, que este tema tem pouco material sobre orientações no cuidado de quem já tem colesterol, ou de difícil compreensão as pessoas com pouco esclarecimento.
Muitas pessoas não sabem que estão acometidas pelo colesterol, ou sabem e não seguem o tratamento corretamente pela falta de orientação acabando que diminuindo muito a qualidade de vida.
Uma pessoa bem informada tem melhores condições de seguir de forma correta um tratamento.
Objetivo
Nosso objetivo é orientar e informar a população sobre o risco do colesterol alto. Pois ele pode levar a obstrução ou rompimento de uma artéria, causando infarto ou derrame.
Podemos evitar o colesterol ruim (LDL) não ingerindo alimentos ricos em gordura (lipídio) como: bacon, ovos, camarão, carnes gordas e etc. E também com uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, e principalmente praticando exercícios físicos.
Qualquer pessoa e de qualquer idade pode ter o LDL alto, crianças, adultos e idosos, mas principalmente pessoas obesas.
Então é importante termos o hábito de praticar exercícios físicos e uma alimentação saudável.
Metodologia
Esse trabalho foi realizado através da apresentação de vídeo referente à disciplina de Práticas educativas de saúde, do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista de Ribeirão Preto. Apresentação realizada em sala de aula para os presentes alunos do primeiro semestre noturno no dia 10 de maio de 2013 ás 20:00hs com duração de 15 minutos, com o objetivo de informar e orientar sobre o colesterol.
O COLESTEROL
As gorduras do sangue - os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídios.
A Associação Médica Americana insiste em que os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg %.
A Tabela do Massachusetts General Hospital de Boston adota como níveis normais, para as diferentes idades, a tabela abaixo:
Colesterol total
Menos de 29 anos abaixo de 200 mg %
de 30 até 39 anos abaixo de 225 mg %
de 40 até 49 anos abaixo de 245 mg %
acima de 50 anos abaixo de 265 mg %
Para o HDL Colesterol dão como valores normais
Homens de 30 a 70 mg %
Mulheres de 30 a 90 mg %
Para o LDL Colesterol
homens e mulheres 50 a 190 mg %
Os riscos de doença cardiovascular relacionados aos índices dos níveis de Lipídios no sangue, formulados pela AAM Americana são:
Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 34 mg %.
Se não houver outros fatores de risco, a chance de doença cardiovascular é relativamente pequena. Essa pessoa deve repetir os exames a cada 5 anos e deverá seguir as recomendações para prevenir as doenças cardiovasculares.
Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 35 mg %.
Primeiro, deve verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico sobre qual a conduta a seguir. Segundo, controlar os outros fatores de risco e terceiro, aumentar a sua atividade física.
Colesterol entre 200 e 239 mg % e HDL Colesterol acima de 34 mg % e menos do que dois fatores de risco.
Essa situação pode duplicar as chances de ter doença cardiovascular. Os incluídos nesse grupo devem primeiro corrigir os outros fatores de risco; segundo, controlar o colesterol a cada dois anos e terceiro, basicamente, procurar modificar a sua dieta e aumentar sua atividade física. Nem todas as pessoas que têm esses níveis estão realmente ameaçadas de doença cardiovascular. Fale com o seu médico a respeito disso.
Colesterol total de 200 a 239 mg %, HDL Colesterol menor do que 35 mg % e mais do que dois fatores de risco.
Nesse caso a pessoa pode ter uma chance dobrada de doença cardiovascular assim como as pessoas com menos de 200 mg %. Deverá verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico, que o orientará sobre os controles e as medidas a seguir. Também deverá
...