Colesterol
Projeto de pesquisa: Colesterol. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elidabiel • 16/7/2013 • Projeto de pesquisa • 2.400 Palavras (10 Páginas) • 795 Visualizações
1 - Introdução
Sumário de urina é um tipo de urina 1 e EAS (elementos anormais e sedimentos),são alguns sinônimos empregados na identificação desse exame.
Compreende uma avaliação qualitativa e quantitativa de certos constituinte químicos, físicos e microscópicos do sedimento urinário, sendo assim o teste básico para avaliara presença e a severidade da doença renal e do trato urinário.
Devido a sua maior concentração, o Sumário de urina é realizado através da 1º amostra da manhã ou Urina de jato médio.
Procedimento para coleta da amostra
Lavar bem as mãos;
Fazer a assepsia do local da coleta;
Evitar contaminação cruzada;
Desprezar o primeiro jato de urina, colher a porção média e desprezar o restante;
Coletar de 10 a 20 ml de urina;
Levar ao laboratório no máximo em 2 horas, caso não seja possível manter a urina refrigerada.
O sumário de urina divide-se em duas partes:
• Macroscópica
• Sedimentoscopia
Macroscópica
Parte do Sumário de Urina que observa as características gerais da urina a olho nu e corresponde a avaliação das propriedades físicas e química da urina.
Características físicas – verifica-se a olho nu a coloração, odor e aspecto.
- Volume: Não existe um valor normal para o volume da urina.
- Cor: É um caractere muito importante, pois através dele pode-se ter uma idéia do funcionamento normal e até mesmo a presença de uma patologia.
03
A cor predominante é o amarelo que de acordo com a intensidade pode ser: amarelo citrino – amarelo claro – amarelo ouro – amarelo escuro – amarelo âmbar. As urinas patológicas são geralmente avermelhadas e negras. Ao ingerir alguns medicamentos, estes podem contribuir na coloração da urina, tornado-a alaranjada, azul ou um tipo de amarelo brilhante.
- Odor: A urina possui um cheiro característico e normal denominado Suis Generis (S.G.). Patógeno (fétido ou pútrido)
- Aspecto: A urina possui um aspecto transparente a clara. Ela torna-se turva quando seus constituintes solúveis tornam-se insolúveis, devido a mudança do pH, temperatura e saturação.Podendo se caracterizar em turva – ligeiramente turva – límpida.
- Depósito: Presente ou Ausente.
- Densidade: a densidade da urina geralmente está entre 1, 015 – 1 030 consideradas normais. Densidade maior que o VN (1, 030), urina concentrada hiperdensa e densidade menor que o VN (1, 015), urina diluída hipodensa.
Características Químicas – nesta etapa utiliza-se uma Fita ou Tira Reativa composta de pequenos quadrados absorventes, todos os reagentes que, em contato com a urina, mudam de cor (ou não), indicando resultados como negativo, normal, traços, +, ++.
- Glicose: A presença de glicose na urina geralmente em diabéticos, sem que o indivíduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doença nos túbulos renais denomina-se Glicosúria.
- Proteína: Em grande quantidade de proteínas na urina quase sempre indicam a presença de uma doença, sendo a lesão renal pelo diabetes e as doenças glomerulares as causas mais comuns denomina-se Proteinúria.
- Pigmentos biliares (Urobilinogênio/ Bilirrubina) a presença de bilirrubina esta relacionada às doenças, hepatite e cirrose. Porem a presença de urobilinogênio está relacionado à degradação da hemoglobina denomina-se Colúria.
- Corpos Cetônicos: denomina-se Cetonúria que são produtos da metabolização das gorduras que são produzidos quando o corpo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas.
- Sangue: A presença de sangue na urina chama-se Hematúria e podem ocorrer por diversas doenças, como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves.
04
- Nitrito: Presença de bactérias capazes de converter o nitrato presente na urina em nitrito.
- Leucócitos: Ocorre quando há processos infecciosos do trato urinário sua presença denomina-se Lecocitúria.
- Ácido ascórbico: Presente devido à ingestão de vitamina C.
- pH: É a medida de grau de acidez ou alcalinidade da urina . Naturalmente a urina é ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo.
Valores de referências: pH = 7 urina neutra
pH < 7 urina ácida
pH > 7 urina básica ou alcalina
Sedimentoscopia
Esta é a última etapa do exame microscópico do sedimento da urinálise é uma das mais importantes, pois fornece informações muito úteis no diagnóstico que poderá avaliar a presença ou evolução dos elementos do trato urinário e diferentes das situações do organismo, como: metabolismo dos açúcares, função hepática e função renal. Sua finalidade é detectar e identificara presença de elementos como hemácias, leucócitos, cilindros, células epiteliais, bactérias, leveduras, parasitas, muco, espermatozoides, cristais, etc.
...