Estrutura
Exames: Estrutura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: layslopes • 24/10/2013 • 578 Palavras (3 Páginas) • 1.138 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL JARDIM IPANEMA
Localização: São Paulo, SP
Tipo de projeto: Institucional
Projeto: 2004
Conclusão da obra: 2006
Área do terreno: 3.362 m²
Área construída: 3.953 m²
Arquitetura: Ubyrajara Gilioli
Estrutura: Ruy Bentes (concreto) Kurkdjian e Fruchtergarten (metálica)
Hidráulica e elétrica: Sandretec
Fundações: Mário Cepolina
Construtora: Paez de Lima Construções
Pré-fabricados de concreto: Transcosul
Estrutura metálica: Projecta
Fotos: Nelson Kon
A Escola Estadual Jardim Ipanema localizada no bairro do Jaraguá em São Paulo destinada aos alunos residentes ao conjunto habitacional CDHU foi construída em uma área onde havia um campo de futebol de várzea. Terreno com desnível de 7 metros em relação à rua de acesso, desnível que foi uma das maiores dificuldades do programa (Figura), além do desnível, outro fator que apresentou problema foi o solo de constituição desfavorável. Devido a instabilidade do terreno levou cerca de 40 dias para a montagem da estrutura do edifício, que possui elementos pré-fabricados de concreto, quando chovia ele se tornava uma espécie de dreno natural das águas pluviais. Em certos momentos da obra o guindaste usado para mover e instalar componentes chegou a encalhar.
(Figura Fachada que da acesso aos funcionários. Desnível do terreno).
Para o arquiteto o principal item do programa era desenvolver uma solução compacta, exatamente por isso as instalações foram desenvolvidas em quatro pavimentos. No segundo andar está localizado o pátio de entrada aos alunos, é o estruturador do partido arquitetônico. O principal acesso é por uma ponte/passarela de concreto e metal, que se faz entre a rua e o edifício (Figura). “Elevado, o pátio abre-se livremente para a paisagem, dispensando grades e fechos, de maneira a se tornar propício ao encontro”, afirma Gilioli.
(Figura Vista da passarela/ponte que da acesso ao edifício).
A partir desta ponte se tem acesso ao pavimento superior (Figura), onde se desenvolve a quadra poliesportiva ou para os pisos inferiores, sendo o primeiro ocupado pelas salas de aulas e o térreo, além de mais classes, abriga salas dos professores e do diretor, e também como outros ambientes administrativos e de apoio.
“A ponte/passarela possibilita ainda, nos finais de semana e em ocasiões especiais, o acesso da comunidade à quadra de esportes e ao complexo em torno do pátio, sem interferir com os setores didáticos”, diz Gilioli. A administração, por sua vez, tem entrada independente, pela rua lateral. “É a escola otimizada como
...