Eutanásia
Projeto de pesquisa: Eutanásia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigo10_junior • 18/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.733 Palavras (11 Páginas) • 241 Visualizações
Rodrigo Junior dos Santos Neves
Eutanásia
Rodrigo Junior dos santos neves
Eutanásia
Trabalho de matéria de biologia
Apresentado para obtenção de
Nota relativa ao 3º bimestre/2014.
Numero do aluno: 53
Serie: 2°F
NOTA:___________
_________________________
ASSINATURA DO PROFESSOR
Sumario
Introdução ..........................................................................................04
Eutanásia ...........................................................................................05
Eutanásia na visão religiosa...............................................................06
• Budismo...................................................................................06
• Islamismo.................................................................................06
• Judaísmo..................................................................................06
• O Cristianismo..........................................................................07
Visão legislativa brasileira ..................................................................08
A eutanásia no Anteprojeto do Código Penal.....................................09
Em minha opinião ..............................................................................10
Países que é a favor e contra .......................................................11/12
Curiosidades.......................................................................................13
Bibliografia..........................................................................................14
04
Introdução
Este trabalho aborda o tema eutanásia. Esta pode ser entendida por “Suicídio Assistido” ou “Morte Voluntária”. Este tema já vem a ser debatido desde há muitos tempos, contudo continua a ser controverso e chocante, uma vez que interfere com determinados princípios (éticos [Bioética*], religiosos, jurídicos...), assim como choca inevitavelmente com a concepção criada em redor do valor da vida e da dignidade humana.
Serão descritos alguns aspectos fundamentais para compreender melhor o tema.
05
Eutanásia
A prática de eutanásia é suportada pela teoria que defende o direito do doente incurável de pôr termo à vida quando sujeito a intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos. A eutanásia é um tema polêmico, havendo países com legislação definida sobre a sua prática e outros países que a refutam categoricamente por motivos diversos.
Em sentido amplo é a morte suave, sem sofrimento físico; em sentido estrito, é a ação de pôr termo voluntariamente e de forma indolor à vida de uma pessoa. Os motivos que levam à prática da eutanásia são: a vontade do doente (normalmente desesperado com dores e com uma doença incurável); o caso de doentes mentais cujos descendentes seriam nocivos para a sociedade (eutanásia eugênica), e o dos doentes crônicos incuráveis, senis etc, cuja manutenção constitui uma carga para a sociedade ou seus familiares (eutanásia econômica).
Admitida por algumas culturas, a eutanásia é condenada pelo Judaísmo e pelo Cristianismo. Os códigos penais modernos costumam considerar esta prática como um homicídio atenuado. Caso distinto é o da eutanásia passiva ou ortotanásia, que consiste em pôr termo ao prolongamento artificial da vida humana reduzida já ao seu estado meramente vegetativo e sem esperança alguma de recuperação.
Os defensores da eutanásia argumentam que cada pessoa tem o direito à escolha entre viver ou morrer com dignidade quando se tem consciência de que o estado da sua enfermidade é de tal forma grave, que não compensa viver em sofrimento até que a morte chegue naturalmente. Quem condena a prática de eutanásia, utiliza frequentemente o argumento religioso de que só Deus tem o direito de dar ou tirar a vida e, portanto, o médico não deve interferir neste dom sagrado.
06
Eutanásia na visão religiosa
Budismo
A perspectiva budista em relação à eutanásia é que no budismo, apesar da vida ser um bem precioso, não é considerada divina, pelo fato que não crêem na existência de um ser supremo ou deus criador. Além da sabedoria e preocupação moral, existe o valor básico da vida, que não diz respeito somente ao ser humano, mas também inclui a vida animal e até mesmo os insetos.
Grande ênfase é dada ao estado de consciência e paz no momento da morte. Não existe uma oposição ferrenha à eutanásia ativa e passiva, que podem ser aplicadas em determinadas circunstâncias.
Islamismo
A posição islâmica em relação à eutanásia é que sendo a concepção da vida humana considerada sagrada, aliada a “limitação drástica da autonomia da ação humana”, proíbem a eutanásia, bem como o suicídio, pois para seus seguidores o médico é um soldado da vida, sendo que não deve tomar medidas positivas para abreviar a vida
...