TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Patologia

Dissertações: Exercicio Patologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  2.354 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é infarto?

Consiste em uma área circunscrita de necrose tecidual causada por uma isquemia prolongada.

2) Quais são as causas do infarto?

Isquemia. Oclusões trombóticas ou embólicas. Compressão de artérias ou veias por tumores, gânglios aumentados, cistos, hematomas. Aneurismas. Alças intestinais encarceradas em hérnias, torções de tumores ovarianos e de testículo

3) Como o infarto pode ser classificado?

O infarto pode ser branco ou vermelho.

4) Explique a diferença entre infarto branco e infarto vermelho.

O infarto Isquêmico (branco): ocorre uma obstrução arterial antes de chegar no órgão.

Já o infarto Hemorrágico (vermelho): ocorre no órgão propriamente dito, devido a hemorragia tem a cor vermelha.

5) Descreva (explique) as causas da hemorragia.

Traumatismos. Enfraquecimento da parede vascular (por lesões do próprio vaso ou nas suas adjacências. Ocorre na tuberculose e em neoplasias malignas). Aumento da pressão sangüínea, como nas crises hipertensivas.

6) Defina choque.

Consiste em uma crise aguda de insuficiencia cardiovascular, onde o coração e os vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com o oxigênio necessário.

7) Explique como ocorre o choque?

¯ débito cardíaco ou volume sg ® hipoperfusão sistêmica ® ¯ aporte de O2 e nutrientes às células e tecidos ® hipotensão e hipóxia celular ® desvio do metabolismo aeróbico para anaeróbico ® ¬ produção ácido lático (acidose lática)

8) Quais são as causas do choque?

Hemorragia acentuada. Queimaduras extensas. Traumatismo grave. Embolia pulmonar maciça. Infarto do miocárdio. Septicemia. Reações anafiláticas

9) Quais os tipos de choques e seus mecanismos?

Choque Hipovolêmico: ocorre devido a diminuição do volume de sangue, plasma e eletrólitos. Podendoser provocado por traumatismos intensos, perda de plasma ou desidratação.

Choque Séptico: ocorre geralmente em casos septicemia, ocasionado sobretudo por infecções de bactérias gram-negativas produtoras de endotoxinas.

Choque Anafilático: resulta de uma reação antígeno-anticorpo que resulta em uma reação alérgica, tendo como consequência a dilatação de um grande número de vasos, resultando na queda da Pressão arterial.

Choque Neurogênico: desregulação neurogênica que resulta na redução do tônus das veias e artérias, reduzindo também a PA.

Choque Cardiogênico: Choques causados por uma disfunção cardíaca, sendo eles um infarto agudo, arritmica ou alguma cardiopatia.

10) O que é edema?

Acumulo excessivo de liquido no interstício ou nas cavidades pré-formadas do corpo.

11) Quais os tipos de edemas?

Edema inflamatório, Edema não inflamatório, Localizado, Generalizado (anasarca)

12) Explique a diferença entre transudados e exudados?

Transudado= é o fluido de baixo conteúdo proteico, resultado de alteração na pressão hidrostática, com permeabilidade vascular normal.

Exsudado= Fluidos (com pus) que passam através da parede vascular em direção aos tecidos adjacentes. Estes fluidos envolvem células, proteínas ou matérias sólidas. Processo Inflamatorio.

13) Descreva a patogênese do edema.

forças que tendem a deslocar líquidos do compartimento intravascular para o líquido intersticial. Aumento na pressão hidrostática intravascular. Queda na pressão coloidosmótica plasmática (oncótica). Alterações na drenagem linfática. Retenção renal de sal e água.

14) Descreva as conseqüências e evolução do edema.

Edema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com