Fisiologia Digestória E Renal
Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia Digestória E Renal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francielle_ofs • 25/3/2014 • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 694 Visualizações
Fisiologia digestória
O sistema digestório é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.
Digestão:
O tubo digestivo apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A parede do tubo digestivo tem a mesma estrutura da boca ao ânus, sendo formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
Os dentes e a língua preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação, os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os a saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas. A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: doce, azedo, salgado e amargo.
O alimento então entra no estômago, que tem três funções mecânicas básicas. A primeira como reservatório do alimento , função realizada pela parte superior do estômago que relaxa sua musculatura e aumenta sua capacidade. A segunda função é realizada pela parte inferior do estômago misturando os alimentos com o suco digestivo produzido pelo estômago. E finalmente a terceira é a de liberar os alimentos (esvaziamento gástrico) , já parcialmente digeridos para o intestino delgado. Este processo ocorre lentamente.Vários fatores afetam o esvaziamento gástrico como o tipo de alimento, ação da musculatura do estômago e a capacidade do intestino delgado de receber mais alimentos parcialmente digeridos. Quando o bolo alimentar chega ao intestino delgado ele sofre a ação do suco digestivo produzido pelo pâncreas, fígado e intestino e é impulsionado para frente para dar espaço a mais alimento vindo do estômago.Ao final todos os nutrientes digeridos são absorvidos através da parede do intestino delgado . A parte não digerida que são as fibras e restos celulares da mucosa do intestino. Este material é levado ao intestino grosso (cólon) mantendo-se lá por um dia ou dois até as fezes serem expelidas pelo movimento do intestino grosso até a evacuação.
Secreção:
A saliva é composta basicamente deágua, mucoe enzima. A águaproporciona uma fluidificação no alimento; o mucoproporciona uma lubrificação, amacia o alimento e, com isso, facilita consideravelmente sua deglutição; e a enzimapresente na saliva é aptialina, também conhecida comoamilase salivar, que inicia o processo de digestão dos carboidratos. A secreção salivar é controlada pelosnúcleos salivatórios, localizados no tronco cerebral, e não é estimulada apenas pelo contato do alimento com a mucosa bucal, um simples pensamento a respeito de um desejado alimento, o seu aroma ou a visão do mesmo já estimula a secreção da saliva. É a fase da denominada fase psíquica. Outra fase é afase gustativa, estimulada pelo contato do alimento na mucosa bucal, enquanto degustado. A terceira fase (fase gastrintestinal) ocorre durante a permanência do alimento no estômago e no intestino. Nesta fase, a saliva continua sendo produzida e deglutida atuando na digestão dos carboidratos.
Absorção:
A absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ocorre em várias partes do sistema digestório. Cada porção da mucosa desde a boca passando pelo estômago, intestino até o ânus está especializada na digestão e absorção de diferentes vitaminas e minerais.
Estômago - Absorve o álcool, alguns sais minerais e água
Intestino delgado (duodeno) - Absorve ferro, cálcio, vitamina A, alguns aminoácidos e gordura.
Intestino delgado (Jejuno) - Absorve a maioria dos nutrientes como açucares, aminoácidos, vitaminas C, D, K, B1, B2, B3, B6, B12, potássio, fósforo e gorduras.
Intestino delgado (Íleo) - Absorve vitamina B12, sódio, cloro, potássio e sais biliares.
Intestino grosso - Absorve água, gorduras e açúcares.
Reto - Absorve água e controla a eliminação das fezes.
Fisiologia renal
Função Renal
• Excreção de subprodutos metabólicos.
• Regulação do volume e composição do Líquido extra celular (LEC).
• Manutenção do equilíbrio ácido-básico e da pressão sanguínea.
• Estímulo para a produção de hemácias
Estrutura
...