Fisiologia renal.
Por: telmatravassos • 23/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 464 Palavras (2 Páginas) • 555 Visualizações
O rim desempenha funções relacionadas á filtragem do sangue (suprimento sanguíneo), além da formação de urina através da excreção de substancias do organismo. No que diz respeito do suprimento sanguíneo, as artérias pelas quais entram o sangue, entram através do hilo renal (área na face medial para entrada e saída de veias e artérias). A artéria renal quando entra se ramifica em artéria segmentar, artéria interlobar, artéria arqueada, artéria interlobular e artéria aferente, a qual entra na cápsula de Bowman, dando origem aos capilares, e ao glomérulo, onde fica o néfron (estrutura funcional do rim, onde o sangue é ultra filtrado). O sangue sai então filtrado através da arteríola eferente, a qual da origem a vários capilares Peri tubulares (que estão ao lado dos túbulos), e veias.
A formação da urina é composta de cinco processos, que passam por determinadas estruturas, as quais têm suas respectivas funções. A primeira é a filtração, reabsorção, secreção, excreção e micção. A filtragem glomerular é a passagem de elementos do sangue pelas fenestras ali presentes, para o interior da cápsula de Bowman. Tudo aquilo que foi filtrado e é bom, será reabsorvido, o ruim será secretado e jogado novamente no néfron. A reabsorção e secreção ocorrem pelo túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal, até chegar ao ducto coletor, cada qual secretando e reabsorvendo determinada substancia. Após ocorrer a reabsorção em casa estrutura, ocorre então a excreção que se trata de substancias que devem ser expulsas do organismo, bem como, uréia, creatinina, ácido úrico e ceratos.
Compensação renal:
O rim é quem regula e corrige uma disfunção pulmonar, tanto para alcalose, como para acidose. A acidose respiratória é a hipoventilação, ou seja, há uma retenção de co2, sendo assim Co2+Ho2 na corrente sanguínea, se transforma em Hco3, bicarbonato e libera H+, o rim para compensar esta disfunção, aumenta a excreção de H+ e aumenta a reabsorção de co2. Já na alcalose, que é a hiperventilação, neste caso é a perda de co2 e não se forma H+, então o rim diminui a excreção de h+ e diminui a reabsorção de Co3.
Exame de urina TIPO 1.
O exame trás informações pertinentes referentes aos aspectos, físicos e químicos da urina, ou seja volume, densidade, aspecto, cor e ph. Na analise química detecta-se quantidade proteínas presentes na urina, substancias redutoras, corpos cetônicos, hemoglobina, urobilinogênio, bilirrubina e nitrito. E nas analises microscópicas detecta-se presença de bactérias, hemácias, filamentos de muco, entre outras substancias. Nesse caso para cada situação há um valor de referencia especifico para cada substancia detectada, ou para aspecto físico e químico. Valores padrões estes, para se diagnosticar possíveis patologias presentes na urina.
...