Frutos E Pseudofrutos
Pesquisas Acadêmicas: Frutos E Pseudofrutos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicabronzatti • 22/9/2014 • 352 Palavras (2 Páginas) • 845 Visualizações
Frutos e Pseudofrutos
O fruto é o resultado do amadurecimento do ovário, garantindo a proteção e auxiliando a dispersão das sementes surgidas após a fecundação. Ocorre exclusivamente nas Angiospermas.
No sentido morfológico, não apenas aquelas estruturas conhecidas como "frutas" (maçã, laranja, etc.), mas também as conhecidas como "legumes” (feijão, ervilha, etc.) e "cereais” (arroz, milho, etc.) são frutos. Os frutos são importantes na classificação botânica por possuírem uma estrutura muito constante.
Formação: A partir da fecundação, inicia-se o desenvolvimento da semente, através de uma série de transformações no saco embrionário e outros tecidos do óvulo. A parede do ovário desenvolve-se em PERICARPO, o qual é formado por três camadas: exocarpo (epicarpo), mesocarpo e endocarpo. Alguns frutos, como a banana e o abacaxi podem formar-se sem fecundação prévia e, portanto, nesse caso, não possuem sementes. São chamados frutos PARTENOCÁRPICOS. Classificação:
A diferença de fruta e fruto
O que se conhece popularmente por “frutas” não tem significado botânico. Fruta é aquilo que tem sabor agradável, às vezes azedo às vezes doce. É o caso da laranja, pêssego, caju, banana, pera, maça, morango, amora. Note que nem toda fruta é fruto verdadeiro.
Já o tomate, a berinjela, o jiló e a abobrinha, entre outros, são frutos verdadeiros, mas não são frutas...
Pseudofrutos
Os pseudofrutos são os frutos que não são considerados pelo conceito botânico de fruto. É a parte comestível da planta que não é formado pelo ovário, mas sim pelo pedúnculo floral.
Existem três tipos de pseudofrutos:
Pseudofrutos simples – se origina do receptáculo de uma única flor, com apenas um carpelo. Que através de uma inchação envolve o todo o fruto ou parte dele. Alguns exemplos deste fruto é a maça e o caju.
Pseudofrutos múltiplos - se originam de vários carpelos de variadas flores. Formam-se a partir da inflorescência que dá origem a frutos variados. Desenvolvem-se agrupados por nascerem muito perto um do outro. Alguns exemplos deste fruto é o abacaxi a amora e figo.
Pseudofruto composto – se origina de diversos ovários de uma mesma flor, e desenvolvem diversos frutos. Quando é fecundado o receptáculo se dilata, passando ser polposo e carnudo. O morango é um exemplo deste fruto
...